H1N1 - Cuidado sim, mas não Pânico.

Pessoal, aqui no sul do Brasil é a região onde o Vírus H1N1 da gripe A ou Gripe suína vem se alastrando  rapidamente.
 Como profissional da área da saúde e professora quero através deste espaço exercer também o papel de cidadão por isso retirei um treço da reportagem do site escola sobre o assunto e compartilho com vocês.

"Os profissionais de saúde recomendam a higienização frequente das mãos como uma das principais formas de evitar o contágio da doença. Mas será que o álcool pode substituir o bom e velho sabão? "Tanto o sabonete comum quanto o álcool em gel são eficazes para a limpeza das mãos e podem evitar a contaminação pelo vírus da nova gripe e outras doenças, como diarréias - que em alguns casos podem provocar surtos em escolas e creches - e todas as enfermidades de transmissão respiratória, como a influenza", afirma a médica Ana Freitas Ribeiro, diretora da Central de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Segundo ela, não há diferença de eficácia entre os dois métodos. "Entretanto, se houver sujidade aparente, é necessário lavar as mãos com água e sabão", ressalta. Quem opta pelos sabonetes antissépticos têm ainda uma leve vantagem em relação aos comuns. "Eles apresentam ação residual, ou seja, permanecem ativos por mais tempo nas mãos". Isso significa que a duração de proteção contra germes, vírus e bactérias é maior.
Para quem opta pelo álcool, a médica indica que a concentração alcoólica do produto deve ser superior a 70% para matar bactérias e vírus. "Além disso, para a limpeza das mãos, deve ser utilizado o álcool em gel, que contém substâncias que evitam o ressecamento da pele. Assim, o líquido deve ser usado somente para a limpeza de superfícies". De acordo com Ana Freitas, o produto também possui ação residual, como os sabonetes antissépticos, mas lembra que, mesmo assim, é necessário higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir, espirrar e ter contato com superfícies, onde o vírus da gripe pode permanecer vivo por até oito horas. "A higienização também é recomendada antes de comer e depois de usar banheiros".

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/alcool-gel-mais-eficaz-lavar-maos-agua-sabao-gripe-suina-490911.shtml

Veja as diferenças da Gripe.
 

Cada um fazendo a sua parte, podemos combater a transmissão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.