Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.



                      Igreja Caminho Pleno - Ministério Infantil

Turma:Primário                                         Classe: Adão
Profª: Sandra e Leidy.
                                    Plano de Aula IV
Louvor:
Oração: Orar agradecendo a Deus tudo que Ele nos deu durante a semana e pedir a Ele perdão pelos nossos pecados e que possamos sair da aula, com entendimento do que Ele tem para nós ensinar.
Frequência: Fazer a chamada.
Recados: Espaço para dar os recados importantes.
Momento da oferta e dízimo: Música Oferta da Viuvinha – Aline Barros.
Objetivo: Mostrar para as crianças que devemos obedecer a Deus, pois Ele cuida de nós e protege os que O amam. Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas.
Conteúdo: A travessia do mar vermelho. (Êxodo 15 e 16)
Versículo Chave: Êxodo 15:2 “O Senhor é a minha força e minha canção; Ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu O louvarei, é o meu pai, e eu O exaltarei!”
Forma de memorização do versículo: Flip Charp
Desenhar os seguintes objetos:  A letra F, Letra musical, cruz, criança de joelho com os braços abertos para cima, figura de um homem...
Explicar para as crianças que cada fez que elas olharem aqueles objetos elas iram dizer uma parte do versículo. Ex.:
F = O senhor é a minha força
=e minha canção. 

 =Ele é minha salvação! Ele é o meu Deus 


 = e eu O louvarei,

= é o meu pai,



e eu O exaltarei!  





Procedimento Metodológico:
Deus tirou Seu povo do Egito e os dirigiu até o Mar Vermelho. Para o povo, parecia uma tolice estar encurralado entre o exército e o mar. Mas Deus os levou até esse lugar a fim de demonstrar Seu poder para protegê-los, mesmo quando parecia impossível escapar do forte exército egípcio que os perseguia. Deus salvou Seu povo porque ele Lhe pertencia, porque o amava. Quando viram o poder de Deus usado em seu favor, o povo entoou um cântico de louvor e gratidão. Esta lição fala sobre adoração. Podemos adorar a Deus por Seu amor, auxílio e livramento em nossa vida. Muitas vezes nos sentimos presos a circunstâncias que aparentemente vão nos destruir, mas, se ouvirmos a Deus e O seguirmos, Ele nos resgatará da mesma forma como fez no passado. Este grande amor e cuidado por nós nos faz desejar adorá-Lo.
Introduzindo a História Bíblica.
Convidar dois voluntários para irem à frente. Pedir que os demais alunos façam várias filas, todos virados para o mesmo lado, com os braços esticados tocando o aluno da frente, e formando “passagens”. Ao ouvirem as palavras “mudar posição” cada um deve virar 90 graus e tocar o aluno que anteriormente estava ao seu lado, formando novas passagens. Colocar uma venda nos olhos de um dos voluntários e pedir que caminhe através das passagens. O outro voluntário deverá orientar o aluno que está com os olhos vendados. Lembre-se de dizer “mudar posição”, algumas vezes, para dificultar o trabalho de quem está tentando achar as passagens. 
Depois sente as crianças e mostre para elas como foi à travessia.
Monte o seguinte maquete.
Você pode fazer a base de isopor e colocar papel celofane azul e deixar aberto no meio e colar um palito de dente nos personagens para que conforme vai contando a história vai fixando eles no isopor.








Conte a história para as crianças.
O povo estava revoltado com Moisés. Estavam num beco sem saída, de um lado o exercito egípcio com sangue nos olhos, do outro lado o imenso mar vermelho intransponível.
Eles queriam o couro de Moisés, mas nosso herói com uma fé inabalável responde a eles; _ Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.
_ De que jeito??? Todo o exército egípcio está vindo de um lado, e do outro lado temos o mar. O que é que Deus vai fazer?
Moisés não sabia como Deus poderia cumprir sua vontade, mas sua própria experiência ao cooperar com Deus na terra do Egito lhe assegurava que o Altíssimo era plenamente capaz de resgatar a seu povo, apesar do quão improvável que pudesse parecer tal perspectiva.
Enquanto Moisés estava externamente confiante, por dentro ele clamava á Deus. Enquanto Moisés estava externamente confiante, por dentro ele clamava á Deus.
O SENHOR disse a Moisés:
_ Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.
Quando a ordem vem, Deus diz á Moisés que pare de orar e obedeça.
Nós não precisamos orar a respeito da obediência quando a vontade de Deus já é conhecida.
_ Quando estiverem diante do mar vermelho, você levantará o bastão e o estenderá sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar.
Deus podia ter dividido o mar Vermelho sem a ajuda de Moisés, se é que se pode chamar de ajuda o fato de estender vara sobre o mar.
Outra vez Deus escolheu fazer milagres por meio de Moisés a fim de que o povo confiasse mais plenamente em seu líder.
Deus sempre atua de acordo com o princípio de utilizar instrumentos humanos consagrados para realizar sua obra na terra.
_ E os egípcios Senhor? Eles estão bem próximos de nós!
_ Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros. E quando eu derrotar os egípcios, eles saberão que eu sou Deus, o SENHOR.
Os egípcios chegaram perto do acampamento dos israelitas depois de um longo dia de marcha.
Então o Anjo de Deus, que ia à frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás, a fim de protegê-los.
Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas.
Como um impenetrável muro de neblina que avançava do mar, a coluna nebulosa se colocou entre os perseguidos e os perseguidores, obrigando a estes últimos a parar.
A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel.
Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas.
Convencidos de que os hebreus não podiam escapar, os egípcios resolveram atacar no dia seguinte.
Enquanto isso do lado que dava para os o acampamento e desta forma ficou fácil se preparar para a marcha como se fosse de dia.
Assim puderam reunir os rebanhos, carregar os animais de carga e se dispuseram em ordem de marcha as diversas tribos e famílias.
Só esperando a ordem de partir.
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez as águas começaram a se agitar sem razão aparente.
Alguma coisa estava acontecendo, aquele movimento da água do mar não era normal.
Alguma coisa começou a surgir. Uma estrutura.
O que era aquilo?
O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca.
As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.
O que parecia ser um beco sem saída se tornou a estrada principal para a fé.
Muitos têm tropeçado ao tentar entender a grandeza deste milagre.
Todos que tentaram encontrar uma explicação natural falharam.
Os filhos de Deus só podem dizer uma coisa:
"Há alguma coisa difícil para o Senhor?"
Avaliação:
Dizer: Deus está conosco todo o tempo, e tem soluções para todos os nossos problemas. Vamos encerrar louvando a Deus por ter estado conosco hoje. Eu vou mencionar uma atividade, e vocês responderão dizendo: “Obrigado por estar comigo.” 
Quando estou dormindo, obrigado por estar comigo. 
Quando estou comendo, obrigado por estar comigo. 
Quando estou viajando, obrigado por estar comigo. 
Quando estou na escola,
Quando estou brincando,
Quando estou feliz,
Quando estou triste,
Quando me sinto sozinha,
Quando me sinto com medo,
Em todos os momentos, Obrigada por estar comigo.
Oração final.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.