Plano de aula - Crianças - Os espiões em Canaã.

                                       IGREJA CAMINHO PLENO
                            MINISTÉRIO INFANTIL     O Desafio   -  

 TURMA ADÃO                                           DATA: 06/05/2012
 PROF. JOELIA PICHETTI

                                                 Plano de aula

TEMA: Os Espias em Canaã
OBJETIVO: Aprender a confiar e acreditar nas promessas de Deus.
VERSÍCULO CHAVE: ‘Não sejas incrédulo, mas crente’’ João 20:27.
ANEXOS: Fontes de pesquisa, mala de viagem, mapa, receita de massa de modelar, escada idéia de gigante, cacho de uva gigante.
MOMENTO DA OFERTA: Música “Viuvinha’’ de Aline Barros

Metodologia
Usar a mala de viagem para recapitular a lição anterior.
O povo continuou a viagem partindo do Monte Sinai (no deserto de Sim) e foi para o deserto de Zim, em Cades-Barnéia (mostre no mapa).
Você lembra que aquele povo reclamava de muitas coisas na viagem pelo deserto? Eu acredito que foi por causa disso que Deus mandou Moisés enviar alguns homens para conhecerem a terra prometida, Canaã. Eles iriam fazer uma espionagem, para isso Moisés escolheu um líder de cada tribo e entre os doze estavam Josué e Calebe. (Mostrar a viagem no mapa) Os espias deveriam espiar a terra e ver se era boa; como eram as pessoas, se eram fortes e se havia muita gente. Também deveriam trazer alguma fruta de lá. Eles cumpriram a tarefa.
Quando os espias chegaram viram que a terra era boa, com frutos gostosos e grandes, mas também era habitada por vários povos. Os homens eram muito altos e os chamaram de gigantes (subir numa escada forrada para dar aspecto de gigante).
Depois de olharem tudo durante 40 dias, os espias voltaram para o deserto de Zim em Cades-Barnéia (mostrar no mapa) apresentaram a Moisés e a todo povo. Os espias mostraram os frutos maravilhosos (mostrar cacho de uva e figos gigantes), mas... contaram que lá havia gigantes, cidades grandes e fortificadas com muros bem altos e muitos guardas. Com isso o povo ficou amedrontado.
Calebe tentou acalmar o povo encorajando a ir possuir a terra, pois certamente teriam vitória. Calebe sabia que não era fácil, mas com a ajuda de Deus a vitória seria certa. Os outros espias disseram que não poderiam conquistar porque seriam derrotados. Canaã era uma terra que Deus tinha prometido dar ao seu povo, mas apesar de tantos milagres que Deus tinha operado no deserto aquele povo não tinha aprendido a confiar. Entretanto, Josué e Calebe haviam confiado que a terra seria deles e não ficavam olhando para a dificuldade, mas esperavam no agir de Deus porque acreditavam em suas promessas.
Nós hoje somos o povo de Deus e precisamos confiar na sua palavra que é certa e Ele vai cumprir.
O povo ficou desesperado gritou e chorou durante toda a noite e começou a reclamar contra Moisés dizendo que teria sido melhor ficar no Egito mesmo com todo o sofrimento. Moisés e Arão ficaram tristes porque o povo não confiava em Deus que faz coisas impossíveis.
Josué e Calebe disseram para não serem rebeldes e nem ficar com medo dos gigantes, pois o Senhor iria ajudá-los. Sabe o que o povo fez? Pegou pedras para atirarem Josué e Calebe!
Deus mostrou sua glória que desceu sobre o tabernáculo e todo o povo pode vela (mostrar gravura) e ficou muito zangado por causa da falta de confiança do povo. Mais uma vez Moisés pediu pra Deus perdoar e não destruir o povo. Deus perdoou, mas não deixou que os duvidosos entrassem na terra prometida. Quando Moisés contou que Deus havia perdoado, mas não deixaria os duvidosos entrar na terra, todo o povo chorou muito.
Josué e Calebe confiaram no poder de Deus que os ajudou nas horas fáceis e difíceis. Nós também podemos confiar em Deus porque Ele é o mesmo e nos ajudará em todas as situações da nossa vida (citar exemplos de situações do dia a dia das crianças). Vale a pena confiar no Senhor Deus!

FIXANDO A LIÇÃO
Esconder fora da classe um baú velho ou uma caixa velha contendo balas ou chocolates, mas fixe para que não percebam o que está dentro. Coloque algumas pistas e envie alunos para encontrar o baú. Depois de encontrado mostre para toda a turma e pergunte o que acharam da caixa, se querem ficar com ela e levar pra casa, se querem abrir e recortar dando um pedaço dela pra cada um, etc. (No final distribuir os chocolates com a turma).
Conversar com as crianças mostrando que não devemos nos impressionar com o que está a vista de nossos olhos, como a feiúra da caixa velha, mas devemos confiar pessoa que se nos deu é alguém que nos ama e nos quer bem, certamente essa pessoa nos deu algo que vai nos fazer bem.
Os dez espias deram mais importância para o que viram na terra, as dificuldades, de que para as promessas de vitória que Deus havia lhes dado e não confiaram Nele.
Quando confiamos em Deus, sua promessa para nós será sempre de vitória!!!

ATIVIDADE DE CLASSE
Distribuir massa de modelar e pedir para as crianças confeccionarem os personagens para, ao chegar em casa, contar a história pra mamãe, irmãos, papai, primos, amigos.

ANEXOS

Massa de modelar
Ingredientes:
1 copo de farinha de trigo
1/5 copo de sal
1 colher de sopa de anilina ou Q-suco na cor que desejar
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e vá acrescentando água aos poucos até obter o ponto desejado.

Foto da mala de viagem

Foto da escada idéia de gigante

Foto do cacho de uva





Comentários

  1. irenecanoas@hotmail.com8 de setembro de 2012 às 08:16

    A paz do senhor !! Amei a pag de vcs.... gostaria mto q vcs continuasse a enviando mais.... abrças

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bom que gostastes, se precisar alguma coisa pode nos mandar um e-mail.
    Sempre que possível estaremos postando novos planos de aula.Paz.

    ResponderExcluir
  3. Ederlainemarques2003@gmail.com
    Parabéns Deus abençoe vcs gostaria que vcs enviasse para mim para pode ensinar as crianças da casa do Senhor muito obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.