Plano de aula - Juniores - Jesus o cordeiro Pasqual.


Igreja Caminho Pleno 
 Ministério Infantil - O Desafio

Turma:Juniores                                    Classe: Eva
Profª: Sandra e Leidy.                          Data:01/04/2012.

Plano de Aula III

Louvor: Eu sou livre - Fernandinho

Oração: Orar agradecendo a Deus tudo que Ele nos deu durante a semana e pedir a Ele perdão pelos nossos pecados e que possamos sair da aula, com entendimento do que Ele tem para nós ensinar.
Frequência: Fazer a chamada.
Recados: Espaço para dar os recados importantes.
Momento da oferta e dízimo: Música Oferta da Viuvinha – Aline Barros.
Objetivo: Reconhecer que só Jesus tem o poder para libertar o homem do pecado.
Conteúdo: Jesus o Cordeiro Pascal. Jo 18 a 20.
Versículo Chave:  Jo 1:29 “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
 Dinâmica 1.
Material necessário:
2 garrafa pet.
1 seringa pequena.
1 seringa grande.
1 frasco de iodo.
1 frasco de água sanitária.

Método: Começamos relembramos como foi feito o mundo, como tudo era lindo e bem cuidado.
        Lembramos como Deus nos criou.
        Brevemente também introduzimos nas lembranças como o pecado entrou no mundo. (Lição n° 1, Gn 2:17).
        Depois explicamos que quando nascemos somos igual a garrafa pet com água, limpos, transparentes. Estamos limpos do pecado, mas quando crescemos o pecado vai entrando em nossa vida.
Pedir para os Juniores irem dizendo os nomes dos pecados que eles lembram, a professora vai escrevendo eles no quadro. Depois repete cada pecado derrubando uma gota de iodo na água. A água vai escurecer. A professora vai explicando que acontece assim em nossa vida, quando o pecado nós pecamos a nossa vida vai ficando na escuridão.
Mas..existe um meio, um único meio de transformarmos essa água escura em água clara. Vocês sabem como?
Aguarda a resposta dos juniores.
Depois de eles responderem vai colocando na água com ido, com a outra seringa a água sanitária. A água vai começar a ficar clara.
A nossa vida também tem solução e é uma única solução e com essa solução nós ficamos limpos. Vamos repetir o versículo que está fixado no espaço do versículo chave. Repetir o versículo 4x.
Perguntar aos juniores se eles já sabem que é a solução para as nossas vidas?
Aguarde os juniores responderem.

Procedimento Metodológico:

Nascemos em um mundo de pecados e sabemos que somos pecadores, mas não fomos feitos como os rôbos, temos oportunidades de fazermos escolhas.

 Imagine que, na Páscoa, você recebeu em sua casa convidados muito especiais: habitantes de um planeta Èris (planeta denominado no sistema solar de anões ele fica distante). Eles nunca tinham visto ovos de chocolate embrulhados em papéis coloridos, tampouco conheciam a figura do coelho da Páscoa. Encantados, os visitantes resolveram levar a comemoração para o seu planeta e o convidaram para ver o resultado. .
Quando você desceu da nave espacial, levou um susto. Os ETs não trocavam ovos de páscoa, mas jiló de Páscoa. E o símbolo da festa era uma girafa! Então, você disse que estava tudo errado! Intrigados, os extraterrestres começaram a perguntar: por que o símbolo da Páscoa é o coelho? Por que os terráqueos trocam ovos? Qual o problema com a girafa? Se você não tem uma resposta na ponta da língua, não se preocupe. Agora você vai ficar sabendo tudo sobre essa festa.
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa ressurreição, vida nova. Os antigos hebreus foram os primeiros a comemorar a Páscoa, que possui diversos significados. Em termos históricos, ela celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito e a passagem através do Mar Vermelho. Livres, eles passaram a formar um povo com uma religião e um destino comuns. É com o sentido de libertação que, até hoje, os judeus celebram esta festa.
Os cristãos também comemoram a Páscoa. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo. Nela, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo. Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados pelas igrejas cristãs de todo o mundo à celebração da ressurreição de Cristo  no domingo de Páscoa, esse acontecimento ganha destaque, já que se festeja uma espécie de aniversário da ressurreição. A Páscoa é uma data móvel, que acontece anualmente entre 22 de março e 25 de abril. Como no Hemisfério Norte esse período coincide com a chegada da primavera, o Pessach também é a festa do início da colheita dos cereais e da chegada da nova estação . Ela é comemorada no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de março. O equinócio é o ponto da órbita da Terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite.
Mas há um modo mais fácil de saber quando é o domingo de Páscoa. Basta contar 46 dias a partir da quarta-feira de cinzas. A Páscoa cristã é antecedida pela Quaresma, período que dura 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que acontece uma semana antes da Páscoa. Por que existe a tradição dos ovos de chocolate e do coelho?Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no século 18. Agora que você já conhece o significado da Páscoa para cristãos e judeus, deve estar imaginando qual é o papel dos ovos de chocolate e do coelho da Páscoa na celebração e porque eles se tornaram símbolos da festa. Ambos foram trazidos de antigos rituais pagãos de fertilidade da primavera, que aconteciam na Europa e no Oriente Médio e eram relacionados com a ressurreição.
O coelho da Páscoa representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida. No Egito Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois, como já assinalamos, a Páscoa européia coincide com o início da primavera. É a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam suas tocas após a hibernação do inverno. Na festa da primavera, os chineses costumavam presentear os amigos com ovos. Eles embrulhavam os ovos com cascas de cebola e os cozinhavam com beterraba. Quando retirados do fogo, apresentavam desenhos mosqueados na casca. Os egípcios também distribuíam ovos no início da nova estação. No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. A partir do século 18, a Igreja adotou o ovo oficialmente como símbolo da Páscoa. Assim, os ovos tornaram-se o símbolo da ressurreição e da nova vida. A explicação mais provável para o surgimento da troca de ovos de chocolate na Páscoa foi o início da produção em larga escala de chocolate pela indústria em 1828. Como os primeiros cristãos celebravam a ressurreição de Jesus ao mesmo tempo em que os judeus comemoravam sua Páscoa, vários costumes e símbolos da festa judaica foram incorporados às tradições cristãs. O cordeiro (foto ao lado) é um exemplo. Presente na Páscoa dos judeus, ele simboliza para os cristãos o próprio Jesus Cristo, que foi crucificado para pagar os pecados dos homens. Alguns costumes da Páscoa permanecem apenas no Oriente. Na Rússia, por exemplo, há  que se cumprimentam no dia da Páscoa com a saudação: "Cristo ressuscitou"; e a resposta: "Ressuscitou realmente". Nos países ibéricos e em suas ex-colônias acontece a malhação do judas, hábito condenado pela Igreja Católica. As pessoas se reúnem no Sábado de Aleluia para linchar um boneco que simboliza Judas, apóstolo que traiu Jesus.
 Mas depois da curiosidade da páscoa, vamos entender um pouco mais sobre o livro de joão do capitulo 18 ao 20, para entendermos porque Jesus é o nosso cordeiro pascal. 2° Dinâmica: Em dupla leiam os seguintes assuntos nos capítulos indicados, depois conte a história para os colegas. No capitulo 18 nos conta que Jesus foi preso, foi diante de anás, que era o grande sacerdote, pedro nega jesus, Jesus vai diante de outro grande sacerdote, Pedro nega Jesus outra vez, jesus vai diante de Pilatos, jesus é condenado a morte. No capitulo 19 nos relata a crucificação de jesus, a morte dele, quando ele é furado e dele jora  agua,o seputamento de jesus. E NO CAPITULO 20o tumulo vazio, jesus aparece a Maria Madalena, jesus aparece aos discipulos, jesus e tome e afinalidADE DESTE ENVANGELHO. Agora que todos leram me digam , o porque Jesus é o nosso cordeiro pascal?

 3° Dinâmica: Tema de casa.Fazer uma lista com duas colunas, em uma a que eu sinto neste dia e na outra a que eu sei que a bíblia diz.Ex.:
O que eu sinto
O que eu sei que a Bíblia diz.
Solitário
Deus está comigo. Mateus 28:20.


Crônicas de Mudanças Como Jesus mudou a sua vida ou a vida das pessoas que você conhece?                                                                        Crie um Mini livro sobre este assunto. Entreviste o maior número de cristão que puder, peça a eles para contar como Jesus mudou a vida deles. Decore a capa do mini livro com figuras que façam você se lembrarem de Jesus. Mostre-o para duas pessoas no mínimo para que elas possam conheçam Jesus também.Traga-o domingo que vem para darmos continuidade na tarefa.4° Dinâmica: Entregar uma cópia da ovelha para eles montarem e depois trocarem entre si. 5ºDinâmica: Teatro.
DISCIPULUZINHOS EM UMA AVENTURA NA PÁSCOA

Nesta esquete os três, Disci, Pulu e zinho divertem e animam a plateia, enquanto aproveitam pra falar sobre o significado da páscoa.

OS TRÊS – Bom dia! Em Deus faremos proezas!

DISCI – Sou a Disci, uma menina muito feliz.

Que faz sempre a lição
E a verdade sempre diz.E com um lindo sorriso..PULU – Vive comendo giz!!! (gargalhadas)DISCI – Sem graçaPULU – Brincadeirinha...ZINHO – Zinho é o meu nome,Gosto muito de estudar.Faço tudo com carinho e dedicação.PULU – Mas tem um furo no meio do calção! (gargalhadas)ZINHO – Pulu!PULU – Brincadeirinha... Eu sou Pulu. Amo Jesus e meus irmãos,Leio sempre a BíbliaE sou muito feliz...DISCI E ZINHO – Mas vive metendo o dedo no nariz... (gargalhadas)PULU – Não vale! Não vale!DISCI – Vejam! Quantas crianças!PULU – Uma mais linda que a outra!!! E aí? Tudo em cima?ZINHO – É muito bom estar aqui na Igreja de Crianças...DISCI – A festa hoje está linda!PULU – Você disse festa? Cadê o Bolo?DISCI E ZINHO – Pulu!PULU – Foi mau...ZINHO – Estamos comemorando a Páscoa!PULU – Será que horas que vão trazer os ovos de chocolate? Eu quero um ovo bem grandão!DISCI – Pulu, não acredito, você ainda não sabe o verdadeiro sentido da Páscoa?PULU – Sei, ou melhor, mais ou menos.– O faraó estava com seu coração endurecido e escravizava o povo de Deus. Através de Moisés, Deus enviou 10 pragas para os egípcios. A décima praga foi a morte dos primogênitos.DISCI – O faraó deixou o povo ir embora do Egito. Os primogênitos do povo de Deus não foram mortos, pois Deus mandou que o povo passasse sangue de um cordeiro nos umbrais das portas, para protege-los do anjo da morte.ZINHO – O sangue de Jesus, também nos livrou da morte. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Isso é páscoa! A festa que lembra esses acontecemientos, a libertação do povo de Deus através do sangue do cordeiro. A nossa libertação pela morte e ressurreição de Jesus!PULU – Que lindo turma! Como Deus é maravilhoso! Eu amo Jesus! Como é que a páscoa foi virar coelho botando ovo de chocolate? Que absurdo!DISCI – Jesus morreu pelos nossos pecados.ZINHO – E ressuscitou ao terceiro dia. Hoje é dia de Festa!PULU – Você disse festa? Cadê o bolo?DISCI E ZINHO – Pulu!PULU – Foi mau. Nesta semana, eu quero falar pra todos meus amiguinhos sobre o verdadeiro sentido da páscoa, tenho muitos que ainda não sabem.ZINHO - Eu também...DISCI – Zinho, eu tenho uma dúvida, é pecado então comer o ovo de chocolate? Eu ganhei um ovão do meu tio, o que faço com ele?PULU – Pode me dar essa parada, morô? Eu sei o que fazer com ele...ZINHO – Não Disci, não é pecado. Você pode come-lo, pecado é trocar o verdadeiro sentido da páscoa por ovo de chocolate. Não precisa jogar o ovo fora, mas não se esqueça de ensinar seu tio o que é a páscoa, ok?PULU – É o seguinte, pintou um lance aí... precisamos ir.DISCI – É Verdade, a festa precisa continuar.PULU – Você disse festa? Cadê o bolo?DISCI E ZINHO – Pulu!PULU – Foi mau!ZINHO – Gente, foi um prazer estar aqui com você...DISCI – Um grande beijo da turma dos Discipulozinhos.PULU – E não se esqueçam!OS TRÊS – Em Deus faremos proezas!Em Deus faremos proezas!Se você entendeu bem o que só Jesus tem poder para libertarmos do pecado, diga: Em Deus faremos proezas! AvaliaçãoEmbora Jesus esteja a disposição de todos oferecendo cura, perdão e salvação, muitos preferem invocar e adorar os santos.Muitos não creem que Ele tenha poderes para resolver nossos problemas, ou talvez tenha duvida que Deus seja capaz de ouvir nossas suplicas. Existem muitos caminhos apresentados ao mundo, porém para chegar a Deus existe apenas um. Cristo é o único mediador e intercessor, advogado, que nos conduz o homem a Deus e libertando o homem do pecado.Em Jo 20 ele dizJesus gritou: “Esta consumado” e morreu na cruz, removendo para sempre o castigo de todo o pecado.                                                                           Se você bem  que porque jesus é o nosso cordeiro pascal diga.Em Deus faremos proeza. Oração final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.