Plano de Aula - Crianças - O Primeiro Assassinato.


                                        IGREJA CAMINHO PLENO
MINISTÉRIO INFANTIL – 0 DESAFIO

Turma: Crianças                                        Classe: Adão
Profª: Juliana e Leidy                                 Data: 26/02/2012



                                Plano de Aula

Objetivo: Ensinar às crianças que a inveja é um sentimento ruim e causa tristeza porque é pecado, mas Deus preparou um meio para nos perdoar. Caim teve inveja de Abel porque Deus se agradou da oferta de Abel e não se agradou da oferta de Caim.

Conteúdo: Caim e Abel – O Primeiro Assassinato
Versículo Chave: “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim.” (Hebreus 11:4 a)
Obs. Fazer a leitura do versículo na Bíblia.
Procedimento Metodológico
1º- Oração e Frequência;
2º- Louvor: Criança de Jesus tem energia pra gastar                          (Aline Barros)
3º- Quebra Gelo: Você já ofertou algo pra Deus? O que foi? (profe  explica  às crianças que oferta é aquilo que oferecemos e que entregamos para Deus). Não é só dinheiro, mas pode ser também doação de alimentos, roupas, para a casa de Deus. O nosso tempo (quando deixamos de assistir televisão para orar e jejuar, isto também é uma forma de ofertar ao Senhor).
Ao falar sobre o ofertar, pode ampliar o entendimento deles dizendo que podem ofertar ao Senhor um pouco do seu tempo em não assistir televisão dedicando um período para cantar uma música em louvor a Deus ou até mesmo colocar um cd e dançar e cantar ao Senhor – fala pra eles que Mirian, irmã de Moisés, dançou e cantou na presença de Deus para louvá-lo.
4º- Contar a História: Gênesis 04
A mulher de Adão, Eva, ficou grávida. E deu à luz um filho e disse: Com a ajuda de Deus, o SENHOR, teve um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da  terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. ( Certamente Deus já havia instruído sobre a necessidade do sacrifício de sangue Gn 3:21) Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: Onde está Abel, o seu irmão?Não sei respondeu Caim. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? Então Deus disse: Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. Caim disse a Deus: Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Mas o SENHOR respondeu: Isso não vai acontecer. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Então Caim saiu da presença do SENHOR.
Se Caim tivesse obedecido às ordens de Deus, estaria bem. Ele deveria trazer a oferta do jeito que Deus tinha falado (um cordeiro perfeito). Mas Deus é bom e providenciou um meio de perdoar e resolver problema do pecado de Caim.  Ele é o único que pode fazer o mesmo com os nossos pecados e para isso enviou a Jesus, seu único filho para morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia nos dando a salvação eterna.
Obs: Leve as crianças a fecharem os olhos e orar pedindo perdão pelos pecados e se comprometerem a buscar fazer a vontade de Deus.
5º- Dinâmica: ‘’Batata Quente’’  Usar um saco com essas perguntas dentro, fazer um circulo e por uma musica animada, então começamos a passar o saco para o coleguinha do lado e a profe para a musica  e a criança que estiver com o saco responde a pergunta que a profe vai ler e após ter respondido ganha um brinde e todos devem ficar felizes com isso e não com inveja...  Ex. de Perguntas:
·         Você sabe o que é inveja?
·         Quando o amiguinho ganha aquele brinquedo que você queria ganhar, você chora e faz manha até ganhar um também ou você fica feliz por ele?    
·         Quando sua mãe agradece ao seu irmão por uma tarefa que ele fez em casa pra ela como voe reage?  
·         Quando a professora elogia seu colega de classe pelo belo desenho que ele fez o que você sente?   
·         Se por sentirmos ciúmes já pensamos em bater em alguém?
·         Alguma vez você pegou algo que não era seu porque sentiu inveja? O que aconteceu...?
6º- Avaliação:
Exercício de fixação: Desenhe duas cestas bem bonitas, e as crianças vão dizer atitudes e palavras que agradam a Deus e atitudes e palavras que não agradam a Deus, a profe escreve nas tirinhas de papel e cola na cesta. Escrever Caim numa das cestas e na outra cesta Abel.
7º- Despedida/ Encerramento: Oferta e Oração
Para o momento da oferta, cantar a música da Viuvinha (Aline Barros)
“ A viuvinha põe na caixinha, sua moedinha, o seu melhor ...
‘’Você fica triste ou feliz, quando essas coisas acontecem. Se você fica triste quando alguém recebe ou ganha algo que você não tem, isto é um sentimento de inveja. E você deve orar e pedir pra Deus te ajudar, pois tendo este sentimento você vai ser infeliz. Alegre-se quando alguém é elogiado, ou recebe um presente. Esta atitude agradará o coração de Deus! E você será grandemente abençoado e Deus te dará o que você precisa. ’’













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.