Plano de aula - Crianças - Josué, o novo líder.


Igreja Caminho Pleno –
Ministério Infantil –
O Desafio.
 Turma:  Crianças                           Classe: Adão
Profª:    Joelia Pichetti                 Data: 03/06/2012.

Plano de Aula


Louvor:                                                   Oração:
Frequência:                                            Recados:
Fontes:
Momento da oferta e dízimo: Música “Viuvinha’’ de Aline Barros
Objetivo: Ensinar para as crianças que Deus nos escolheu para ser corajoso e anunciar o Reino.
Conteúdo: Josué, o novo líder.
Versículo Chave: Sê forte e corajoso; não temas... “Porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares”. Js 1:9
Procedimento Metodológico:
 Para introdução perguntaremos se lembram da aula passada e o que aconteceu quando Moisés subiu ao Monte Hor  com Arão e o filho Eleazar (colar o selo- tira de papel com o nome o monte). O que aconteceu lá? (Mostrar a peça de roupa escrita “Morte de Arão” e comentar este acontecimento). Colocar a peça de roupa dentro da mala.
Continuando a viagem, Deus mandou Moisés subir ao Monte Nebo (colar o selo na mala). O que aconteceu lá? (Mostrar a peça de roupa “A morte de Moisés (comentar esse acontecimento e colocar a peça dentro da mala).
Deus prometeu ao seu povo que lhe daria uma terra. Qual era o nome dessa terra? (Canaã). Já havia passado 40 anos e eles ainda não haviam entrado na terra. Moisés estava morto e Deus escolheu outra pessoa pra colocar em lugar de Moisés.
Havia no meio do povo um jovem chamado Josué, era um jovem guerreiro e andava sempre com Moisés prestando atenção nas coisas que ele fazia e em como era muito obediente a Deus. Na verdade Deus o estava preparando para ficar no lugar de Moisés.
Logo depois da morte de Moisés, Deus falou com Josué para assumir o lugar de Moisés e levar o povo para Canaã e disse que ele deveria ser corajoso e que o Senhor Deus estaria com ele.
Josué era um homem que confiava em Deus e O obedeceu em tudo que lhe ordenara. Ele preparou o povo para a batalha, providenciou as armas e chamou o povo para atravessar o rio Jordão que ficava na divisa com Canaã.
Nós também temos muitas coisas importantes pra fazer para o Senhor Jesus e uma dessas coisas é falar do Seu amor para as pessoas, porque ainda existe gente que não conhece a respeito do amor de Deus. (Entra em cena a missioneca) Hoje eu gostaria de apresentar para vocês a missioneca, mesmo que não saiam palavras de sua boca, porque ela é uma boneca, ela conta - com as cores do seu vestido (cores do livro sem palavras) – uma história verdadeira a respeito do amor de Deus por todos nós.
Pedir que as crianças falem as cores da roupa da missioneca e decidam um nome para ela.
Depois de ouvir a história, quem (das meninas) recontar corretamente, poderá levá-la para casa; dos meninos, ganhará uma revista com história e atividades da Turma da Bíblia.
Informar que cada cor tem um significado. Começar falando que Deus é o criador de todas as coisas criou o mundo, eu e você. Mostrar a cor amarela e perguntar de que eles lembram quando olham a cor amarela. O amarelo também nos faz lembrar-se do ouro que é precioso e também de que Deus ama você e criou o céu para aqueles que crerem e obedecerem a ele; lá tem ruas de ouro puro (colar texto bíblico no flanelógrafo). Mas tem uma coisa que não poderá entrar no céu, é o pecado.

Mostrar a cor escura. Na Bíblia, no livro de Romanos 03h23min está escrito “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (colar no flanelógrafo). Pecado é tudo que fazemos que não agrada a Deus. (Pedir para as crianças darem exemplos). A bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isto significa ficar separado de Deus para sempre, mas Deus tem um plano maravilhoso para que você e eu não sejamos castigados pelos nossos pecados. Sabe que plano é esse?
Mostrar a cor vermelha. O que o vermelho nos faz lembrar?
Cristo, o filho de Deus, nunca fez nada de errado. Ele se entregou para morrer na cruz em nosso lugar porque Deus nos amou muito (colar texto bíblico Jo 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Mostrar gravura da crucificação de Cristo). Deus colocou sobre Ele o meu e o seu pecado. Cristo derramou o seu sangue por nós. Ele morreu, mas não ficou morto. Ele ressuscitou e está no céu.
Agora por causa do que o Senhor Jesus fez por mim e por você, nossos pecados podem ser perdoados.
Mostrar a cor branca. Ler e explicar o texto Jo 1:12 “Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.
Recapitular a mensagem da salvação, levar as crianças a orar pedindo perdão e deixando o pecado. Fazer as seguintes perguntas para elas: De quem você é filho? Como você sabe?
Ler e explicar He 13: 5.b “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. (Colar no flanelógrafo). Perguntar: O Senhor Jesus vai te abandonar algum dia?
Mostrar a cor verde. O que essa cor nos lembra?
Ela nos faz lembrar-se de coisas que crescem. Agora que cremos no Senhor Jesus devemos procurar crescer em conhecê-lo cada dia mais e para conhecê-lo melhor precisamos:
Orar (falar com Ele) 
Ler e obedecer ao que a Bíblia nos ensina (Deus falando conosco)
Vir à salinha aprender a respeito de Jesus.
Cantar com as crianças: A cada momento eu sinto a presença de Jesus.
Hora do lanche.
Tema:
Avaliação: Sortear uma menina e um menino para vir à frente e contar a história.
Oração final.
Anexos: Fontes de pesquisa, mala de viagem, fantoches, missioneca.

Rua Jacob Luchesse, 2483  B. Santa Caterina   Caxias do Sul – RS
e-mail:ministerioinfantil.icp@gmail.com
Apóstolo Daniel e Daniele Viganó
Coordenadora do Ministério Infantil: Missionária Joelia Mattos Pichet.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.