Plano de Aula - Juniores - Nicodemos.


Igreja Caminho Pleno –

Ministério Infantil –

O Desafio.

Turma: Juniores                                                                        Classe: Eva
Profª: Leidy e Claudia                                                              Data: 02/11/2012
 
 
 
 
 
 
Plano de Aula XI
 
Louvor: Primeiro Amor – Aline Barros.
Oração:                                                                            Frequência:
Recados: JTrazer uma foto com a família.  JFesta da Família dia 08/12/2012.
Fontes: Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, Bíblia das Descobertas, Bíblia da Mulher e You tube.
Momento da oferta e dízimo: A Viuvinha – Aline Barros.
 
Objetivo: Que a criança não salva confie no Senhor Jesus Cristo, nascendo de novo pelo Espirito de Deus, para que seus pecados sejam perdoados.
Conteúdo: Nicodemos
Versículo Chave: João 3: 16 “ Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”
Metodologia do versículo: Deus ama você!
Leia João 3:16 várias vezes com os juniores em voz alta.
Depois diga: Deus nos ama e enviou seu filho para nos salvar. Se nós cremos em
Jesus teremos a vida eterna com ele. Para que você realmente entenda este versículo, preencha com o seu nome os espaços em branco abaixo.
 
Porque Deus amou __________________________ tanto, que deu o seu
 
único Filho, para_________________________ não morra, mas tenha a vida
 
eterna.”
 
Cartão I
Agora faça cada junior ler o seu cartão.
Depois entregue um novo e diga: Vocês estão ganhando outro cartão pense em alguém para falar sobre Jesus. Escreva o nome dessa pessoa nos espaço e dê a pessoa. Se você quiser mandar para outras pessoas por e-mail também pode.
 
 
 
 
 
 
Porque Deus amou
 
__________________________ tanto,
 
 que deu o seu único Filho,
 
para_________________________não
 
morra, mas tenha a vida
 
eterna.”
 
Cartão II
Procedimento Metodológico:
Certo dia nas ruas de Jerusalém estava tudo escuro e quieto. Um homem andava rapidamente. (fazer barulho de passos). Esse homem era fariseu, líder religioso importante, professor e interprete das instruções divinas.
Quem era esse homem?( Deixa os juniores responderem).
Nicodemos quer dizer Vitória do povo e é em grego.
Abram a Bíblia Jo 3: 1-8 e leiam.
Jesus disse que devemos nascer de novo, O que você entende com isso? (deixa os juniores responderem).
Nascer de novo significa que a pessoa volta a ser novamente uma criancinha? Voltar para a barriga da mãe? (Deixe os juniores responderem). Não!
Quando nascemos como nenês em nossa família humana, nascemos com uma natureza pecadora. Pecado é tudo que você e eu pensamos, dizemos, ou fazemos que desagrade a Deus.
Pergunte e aguarde as respostas dos juniores:
O que Deus quer de nós é obediência? R. sim
Nós por nós mesmos somos capazes de obedecer? R. não (só com a ajuda do Esp. Santo).
Quando pecamos, somos castigados e o castigo é ficar separados de Deus. E nascer de novo significa “nascer do alto”, ou seja, precisamos abandonar o pecado e deixar o ES nos moldar, somente Deus pode nos renovar, mas devemos confiar nEle. Quando isso acontece nascemos na família de Deus e sabemos que vamos estar no Céu com Ele um dia.
Você precisa nascer de novo para que seus pecados sejam perdoados.
Nicodemos teve dificuldade em compreender que não basta a penas saber coisas a respeito de Deus, mas, que era necessário começar uma nova vida.
“nascer de novo”.
Você entendeu? Nicodemos não entendeu.
Vamos ler Ez 36:25-27.
No tempo de Móises ocorreu de o povo pecar e se voltarem contra Deus murmurando, então Deus os castigou e enviou serpentes para matar o povo.
Todos foram picados e precisam de salvação o que fazer? Moises orou e pediu para Deus que os libertasse então Deus mandou construir uma serpente de Ouro e todo àquele que fosse picado deveria olhar para a serpente e ficaria curado.(Fazer serpentes e jogar nos juniores). Vocês todos acabaram de ser picado o que devem fazer? (aguarda as respostas dos juniores).1 Pe 2:24.Mostrar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YvEjwkt44g8
O amor de Deus é tão grande, Ele amou Nicodemos, Ele me ama e Ele ama você.
Diga para o seu colega: Deus me ama e ama você também.
Ele Fez tudo, as árvores, montanhas, animais e estrelas, Ele é um Deus Santo – 100% puro e odeia o pecado. Se você e eu crer em seu Filho não pereceremos e teremos vida eterna. Quem não crer nEle já esta condenado e estão sem saber ou sabendo aguardando o seu castigo pelos pecados.
Era exatamente isso que Jesus falava a Nicodemos e ele não entendia.
Algum tempo depois Nicodemos, nasceu de novo e se tornou um seguidor de Jesus.
Quando Jesus foi crucificado. Nicodemos levou as ervas perfumadas e ajudou a preparar o corpo de Jesus para a sepultura. ( Jo 19: 38-42).
Nicodemos ouviu tudo com atenção o que Jesus ensinou.
E você? Ouviu o que a profe ensinou com atenção. Entendeu o que é nascer de novo?
 
Tema: Escreva uma redação para entregar com o seguinte assunto na folha entregue: (ver anexo III).
Avaliação:
Use como ilustração dois potes de tinta, um de cor vermelha e outra de cor azul. Pergunte os juniores: Que cor é essa?(mostre a cor vermelha) e essa ( mostre a cor azul). Vamos imaginar que a cor azul somos nós. Cada um de nós possuímos um espirito ao nascer. Ele esta adormecido dentro de nós, até o dia que aceitamos Jesus. Agora vamos imaginar que este aqui ( a cor vermelha) é o Espirito de Deus. Seu filho Jesus para morrer na cruz por nossos pecados. Agora vejam o que acontece quando eu começo a misturar o vermelho e o azul. Você pode dizer qual foi o resultado? Não, por enquanto você vê duas cores sendo misturadas. Assim é Deus trabalhando em nossas visad, pouco a pouco Ele começa a nos mudar de dentro para fora. “ O Espírito de Deus vai mudando nossas atitudes, nossos comportamentos, (professor vá mencionando alguns: Mentira, desobediência, ódio...) Quando misturar, totalmente as duas cores pergunte: “E agora o que vocês estão vendo?(cor roxa). Sim, é uma cor totalmente mova. O roxo é a cor da realeza: agora você é um filho do Rei! Ao aceitar Jesus em seu coração, você nasce de novo! Você se torna uma nova criatura!
Desenhe algo no cartão que você vai presentear alguém com a cor da realeza.
 
Oração final: “Senhor Jesus, desobedeci aos seus mandamentos. Sei que mereço ser castigado. Obrigado por morrer na cruz pelos meus pecados. Quero crer hoje no senhor como meu Salvador e nascer de novo na Sua Família eterna. Obrigada por me dar a chance de ser uma nova pessoa. Obrigada por permitir fazer parte da Sua Família. Obrigado por me salvar do castigo do pecado.”
Anexos
Cartões I e II
Anexo III
 
Tema:
Faça uma redação sobre:
JSe você encontrasse com Jesus, qual pergunta que você gostaria de fazer para Ele?

 J O que você entende com estes recados que Deus manda para os filhos entregue para os seus pais os recados para os pais e peçam para eles escreverem o que entenderam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.