Plano de aula - Juniores - No meio dos Leões.

Plano de aula
Profe: Jaque
Data: 29/06/2013.

Louvor / oferta
Oração
Frequência
Recados
Fonte: Revista Batalhando pela fé/ adolescentes. Editora Cristã Evangélica.
Anexos: Dinâmicas: O tementa;
Conteúdo: No meio dos leões.
Objetivo:  Mostrar que podemos confiar em Deus e ter coragem para testemunhar. Ele nos ajuda em todos os problemas que enfrentamos.
Versículo chave: “Se fiel até a morte,  e dar- te-ei a coroa da vida.”
Metodologia do versículo: Dinâmica:  Confiança.
João Bobo
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.
Material: Pano para vendar os olhos de um menino
Descrição: Forma-se um círculo com todos os participantes. Um deles somente deve ficar de fora.
Nada deve ser explicado até nesse momento. Escolhe-se uma pessoa (ela será o João Bobo - de preferência um menino) e retira da sala. Enquanto isso se explica a brincadeira para todos os participantes que ficaram na sala.

A pessoa escolhida, e que foi retirada da sala, deve ser orientada para não ter medo e para se deixar levar durante a brincadeira. Certifique-a de que não irá se machucar.

Só então, traz-se a pessoa já vendada para dentro da sala, coloca-a no centro do círculo e a brincadeira começa! As pessoas devem empurrá-la devagar, de um lado para o outro, brincando realmente de "João Bobo".
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é atingido quando há empenho de toda a roda para que o amigo que está no centro não caia. A pessoa vendada deve comentar depois de terminada a dinâmica sobre a confiança que teve que depositar em todo o grupo.

Essa dinâmica além de muito divertida promove união, e confiança entre os membros do grupo. Deve-se refletir também sobre a amizade entre o grupo e com Deus, pois se há um amigo com quem podemos contar, é Deus!
No meio  dos Leões-  Os judeus ficaram cativos na Babilônia 70 anos. E sofriam muito pela saudade que sentiam de seu país, do seu povo e do seu templo onde podiam adorar a Deus com liberdade.
     Tinha um profeta que orava em frente das janelas que davam pra Jerusalém, o que  conservou o fervor do povo judeu, na Babilônia, foi a esperança da restauração de Jerusalém e da vitória final da religião verdadeira.
     Daniel era respeitado pelo Rei Dário. Por isso, colocou-o como dos principais ministros do seu reino. Todas as autoridades perceberam que Daniel era melhor em tudo, o rei chegou a pensar em coloca-lo como maior autoridade do seu governo. Os outros ministros começaram a sentir inveja de Daniel, procuravam acusá-lo de mau administrador, mas não conseguiram pois Daniel era fiel, justo e honesto.
    Você alguma vez foi acusado de algo que não fez? Pode ser que alguém tenha lhe chamado de mentiroso, e você falou somente a verdade! Daniel estava passando pelo mesmo problema.

Os inimigos de Daniel- os ministros da Babilônia se tornaram inimigos de Daniel. Eles enganaram o rei pra que assinasse a seguinte lei: “Durante 30 dias, derá proibido fazer pedidos a qualquer Deus ou a ouro homem , a não ser o Rei”. Quem desobedecesse seria jogado na cova dos leões. O rei concordou e assinou a lei.
O compromisso de Daniel- Quando Daniel ficou sabendo da ordem do rei, voltou para casa. vocês acham que ele foi se esconder? Não . Ele foi orar e agradecer a Deus. Todas as pessoas sabiam que ele fazia isso, pois ele orava ajoelhado, numa janela aberta, no andar de cima de sua casa. Esta Janela era virada para Jerusalém ele fazia isto três vezes ao dia.
      Daniel confiava que o Senhor iria ajuda-lo nesses momentos difíceis, Daniel sempre fora fiel ao Senhor. No momento que ele estava orando seus inimigos chegaram. Agora eles tinham motivo pra acusar Daniel. No mesmo instante  
Eles foram contar ao rei o que viram. Eles disseram que Daniel não respeitava o rei e nem se importava coma sua ordem. Mas nós sabemos que isto émentira ele respeitava ao Rei, mas obedecia a Deus em primeiro lugar.
O Rei Dário gostava muito de Daniel e ficou muito triste , fez de tudo para salvar Daniel, mas foi impossível. Então mandou buscar Daniel pra ser jogado na cova dos leões. Ele disse a Daniel” ...Espero que o seu Deus a quem você serve com tanta dedicação, o salve” ( Dn 6:16)

Daniel na cova dos leões-  Daniel foi jogado naquele lugar horrível, triste, solitário e cheio de leões famintos. Uma grande pedra foi colocada para tapar a cova. O rei selou a pedra com seu anel e  voltou para o palácioe naquela noite não comeu e nem conseguiu dormir.
Esta história nos faz lembrar de Jesus o filho de Deus. Morreu na cruz, Seu corpo foi colocado num túmulo e os soldados puseram uma pedra pra fechar o túmulo. Mas nada segurou Jesus ali, depois de três dias , Ele ressuscitou, viveu novamente, e agora pode nos dar vitória sobre o pecado.
Mas na história de Daniel, o que será que aconteceu no dia seguinte?
Daniel ficou uma noite inteira com os leões, no outro dia o rei Dário foi ate lá. Ele tinha uma pequena esperança eu Daniel estivesse vivo. Então com voz triste disse: “Daniel filho do Deu vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões? ( Dn 6:21). O rei ouviu uma voz lá dentro dizendo: “ Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe, que não fiz nada contra Ele. E também não cometi crime contra o senhor” ( Dn 6;21)
Que alegria o rei sentiu! Mandou tirar Daniel dali da cova e todos viram que nada lhe havia acontecido. Então o rei mandou jogar na cova dos leões todos que acusaram junto com suas famílias.
Daniel foi fiel a Deus e confiou que Ele o livraria do perigo. Deus amava Daniel assim como ele ama você. E está pronto a ajudá-lo, quando você pedir ajuda.

A carta do Rei- O Rei Dário escreveu uma carta e a espalhou por todo reino persa. A carta dizia o seguinte: “Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora... Ele socorre e salva; no céu e na terra, Ele faz milagres e maravilhas. Foi Ele quem salvou Daniel livrando-o das garras dos leões”( Dn 6;26-27)
Daniel continuou sendo uma alta autoridade no governo de Dário, até o próximo rei, Ciro, que foi um bom rei pros judeus que moravam na Babilônia.



Aplicação: O profeta Daniel mostrou coragem, orando sem se envergonhar de Deus, e mostrou confiança sabendo que Deus o livraria dos leões.

Deus quer fazer o mesmo com vocês, em qualquer problema que estiverem passando: uma doença, a perda de uma pessoa que você ama, ou até mesmo se for acusado de algo que você não fez. Lembre-se do Salmo 34:7:” O anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que O temem, e os livra”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.