Plano de aula - Kids 2 - E assim Deus Criou... O Pecado


Igreja Caminho Pleno
Rede crianças e juniores - O Desafio
Turma: 6 a 8 anos                        Classe: Kids 2
Profe: Iara e Paulo                      Data:01/02/2015

Plano de Aula 


LouvorTia Cris- todos juntos/
Oração:                                                        Frequência:
Recados: Trazer a Bíblia, saber a senha da próxima aula e fazer os temas, trazendo-os na próxima aula.
Fontes: http://ministerioinfantilpequeninosdecristo.blogspot.com.br/2012/02/adao-e-eva.html\ http://tiahelprecursos.blogspot.com.br/2013/02/historia-biblica-adao-e-eva.html\

Anexos: (x) Sim (  ) Não
Momento da oferta: Explicar a importância de ofertar.
Objetivo: Entender e valorizar a criação; aprender a obediência
Conteúdo: E ASSIM DEUS CRIOU...\ O PECADO
Versículo Chave: " No princípio, criou Deus..." - Gn 1.1




Metodologia do versículo: : Desenhe um circulo no quadro. Diga que ele nos lembra de Deus, pois o círculo não tem começo nem fim, e Deus também não teve início e não terá fim. Ele sempre existiu. Repita várias vezes a primeira parte do versículo: " No princípio, criou Deus..." - Gênesis 1.1.

Contaremos a história da criação e a do pecado de Adão e Eva  através do avental;

1º DIA
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.

2º DIA
Já no segundo dia, Deus separou a água e fez o céu.

3º DIA
No terceiro dia, Deus fez a parte seca e a chamou de terra. A parte com água Deus chamou de mares. Na terra, Deus mandou que brotassem árvores, flores e frutas.
E Deus viu que tudo ficou bom... Viva! Quem gosta de comer as frutas gostosas que Deus fez


4º DIA
No quarto dia, Deus fez o grande sol para iluminar o dia, e a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Como Ele é bom.

5º DIA
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. Como os peixes nadam? E como os pássaros fazem no céu?

6º DIA
Foi no sexto dia que Deus criou os animais para viverem na terra. Vamos dizer o nome de alguns animais...
E foi no sexto dia que Deus fez algo muito especial, que será?
Deus fez o homem e a mulher. Adão e Eva.
Deus viu o que havia feito e ficou feliz. Ele disse: tudo ficou muito bom!

7º DIA
Deus criou tudo em seis dias. Então, no sétimo, Ele descansou...

Conclusão

Depois que Deus criou o homem, Ele deu um lindo jardim para o homem morar e cuidar de tudo que havia criado! Ele confiou em cada um de nós para cuidarmos de tudo que criou, por isso devemos valorizar!

O Pecado de Adão e Eva:

Objetivo: Ensinar às crianças que por causa do pecado de Adão, todos nós nos tornamos pecadores também, mas quando aceitamos Jesus, como Salvador, recebemos Dele, o perdão, e nos tornamos justos, sem culpa diante de Deus.

Quebra-Gelo: Alguma vez você comeu algo que sua mãe disse que não podia comer e passou mal? Diga o que foi?

Referência Bíblica: Gênesis Cap. 2 e 3

Mensagem: Deus criou um jardim chamado Éden, e no meio deste jardim, ficava a árvore da vida e também a árvore do conhecimento do bem e do mal. Então, Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações. E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá. Um dia, a serpente apareceu e começou a conversar com Eva. Ela perguntou à mulher: - É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? A mulher respondeu: - Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. Mas a serpente afirmou: - Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como roupas. Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do SENHOR Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores. Mas o SENHOR Deus chamou o homem e perguntou: - Onde é que você está? O homem respondeu: - Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi. Aí Deus perguntou: - E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer? O homem disse: - A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi. Então o SENHOR Deus perguntou à mulher: - Por que você fez isso? A mulher respondeu: - A serpente me enganou, e eu comi. Então o SENHOR Deus disse à serpente: - Por causa do que você fez você será castigada. Entre todos os animais só você receberá esta maldição: de hoje em diante você vai andar se arrastando pelo chão e vai comer o pó da terra. Para a mulher Deus disse: - Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará. E para Adão Deus disse o seguinte: - Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. E o SENHOR Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem. Por isso o SENHOR Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.
11- Aplicação: Adão é Eva tinham o direito de escolher não comer das árvore proibida, mas preferiram fazer a escolha errada e sofreram a conseqüência do seu pecado e por esse motivo todos nós nos tornamos pecadores, mas através de Jesus Cristo que morreu e ressuscitou por nós, hoje temos o direito de escolher novamente. Jesus é Árvore da Vida que Adão e Eva deviam ter escolhido, Gloria a Deus, nós escolhemos a Árvore da Vida

Avaliação:

Faça duas árvores grandes. Uma  bem verdinha, para ser a arvore do bem. E outra com cores escuras e só com tronco, sem folhas, para a do mal.
Faça maçãs vermelhas e escreva coisas boas, como: obediência, ler a bíblia, etc. E maçãs pretas escrito coisas ruins.
Mostre a fruta e pergunte onde colocar, ou, chame alguém para colocar no lugar certo.

Tema:  Vamos fazer um proposito, ser obediente , tendo uma postura diferente de Adão e Eva; lembrando através da fitinha do pulso.

Senha:
Oração final:
Anexo:
Para os professores:

Comentários

  1. esse plano de aula está maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Bênção, que Deus continue abençoando este trabalho, um plano perfeito, e de ótimo entendimento, para nossos pequenos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.