Plano de aula - Crianças - A fornalha em chamas.

Plano de Aula
Profe: Dani e Juli.
Data: 11/10/2013.

Louvor: Se deus é por nós cantor: sede de justiça fernandinho
Oração:                                 Frequência:  Realizar em sala de aula.
Recados: Não esquecer de trazer a biblia
Fontes:
Oferta: Louvor da viuvinha, falar dos princípios de ofertar.
Objetivo; Aprender que, na obra do Senhor, enfrentamos dificuldades, mas com Ele ao nosso lado temos a vitoria.
Conteúdo: A fornalha em chamas.
Versículo Chave: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?"
Metodologia do versículo: Teremos um momento de louvor e adoração com as crianças, vamos adorar e cantar a musica se Deus é por nós e dizer as crianças o quanto Deus se importa com nós.
Procedimento metodológico: O muro será representado com as caixas de leite que serão os tijolos emcapados com papel perdo e em um dos tijolos será escrito a palavra vitória aonde depois de erguido o muro a palavra chaveserá colocado pelas proprias crianças, após a dinamica do muro será feito uma representação com as proprias crianças peças-as que segurem com uma das mãos a espada( feita de papel) e com a outra mão mude as cadeiras de lugar, assim vão vivenciar as dificuldades que o povo passou. Em um isopor fixe os lapis de cor cole fitinhas vermelhas em uma das suas extremidades (para representar os lideres), em outro lapis cole uma fitinha branca ( para representar os pobres), em um lapis diferente cole uma fitinha marrom para representar neemias. Faremos 2 fantoches de sucata com rosto bravo para representar sambalá e tobias.
Avaliação: Para avaliação será espalhado pela sala de aula as caixinhas de leite ( representando tijolos) sendo que as crianças terão que ajudar uma a outra na construção de um muro terão que trabalhar em equipe para que o murão seja terminado desta forma queremos passar que eles trabalhando juntos como um povo unido ninguem podera vence-los porque Deus é com eles.
Tema: Será entregue para as crianças um lembrete que nele consta os capítulos : "Neemias 4,5,6 e 7 que é referencia na bíblia que as crianças leiam com os pais eque é referente com a aula.
Anexos: Fotos da dinâmica em aula com as crianças.

Introdução:

 Os judeus continuaram firme na construção do muro. Mas, de agora em diante até terminarem a construção, Neemias e o povo enfrentaram muitos obstaculos. Inimigos que tenataram faze-lo desistir. Quando estamos no caminho de Jesus também aprece muitos obstaculos que são dificuldades tentando nos afastar das coisas de Deus.
Nesta lição, vocês vão saber quais as dificuldades que os judeus enfrentaram, as que nós enfrentamos e como Deus pode nos dar vitória.
1-OS INIMIGOS ZOMBAM DOS JUDEUS
Sambalá, Tobias e alguns povos que moravam ao redor de Jerusalém ficaram com multa raiva dos judeus por estarem reconstruindo o muro.
Eles ficavam zombando, criticando com palavras bem duras; eles diziam: “vocês são uns miseráveis, nunca vão conseguir reconstruir esta cidade.., nem fazendo orações ao seu Deus, nunca terminarão esses muros. Eles ficarão tão fracos que qualquer raposa poderá passar por ele” (Ne4:2).
Crianças, esses homens não estavam zombando só do povo de Deus, mas do próprio Deus, pois fora Ele que inspirou Neemias para fazer essa tarefa. Por isso, nunca devemos criticar quem faz o trabalho do Senhor.
Este era um grande obstáculo que Neemias e o povo precisavam vencer
Quando Neemias ouviu essas provocações, usou uma arma poderosa: “a oração’. Entregou os problemas para Deus, e Continuou o trabalho.
Mas os inimigos não desistiram. Estavam combinando atacar os moradores de Jerusalém. Neemias, então, pensou num plano para proteger os moradores.
II-O PLANO DE NEEMIAS
Neemias ficava sabendo de tudo que os inimigos pretendiam fazer Então, dividiu o povo em grupos de familias e deu armas para cada um deles: espadas, lanças, arco e flechas, e os colocou atrás das partes do muro que ainda não haviam sido consertadas. O povo estava muito preocupado, pois precisava terminar o muro e ainda proteger suas famílias.
Neemias reanimou-os, dizendo: “Não tenham medo dos nossos inimigos. Lembre-se de como Deus, o Senhor, é grande... lutem pela sua cidade, suas casas e seus filhos”. Quando Sambalá e Tobias descobriram que os judeus já sabiam de tudo, compreenderam que Deus havia atrapalhado seus planos.
Neemias disse para o povo trabalhar e ao mesmo tempo estar pronto para enfrentar os inimigos. Mas como poderiam fazer isso? Cada pessoa deveria segurar a arma com uma das mãos e, com a outra, trabalhar.
Quando estamos fazendo a vontade de Deus, não podemos desistir por causa de obstáculos ou dificuldades que porventura venham a aparecer. Uma das coisas que mais nos atrapalha a fazer o serviço do Senhor é a preguiça. Quantas crianças tem preguiça de ir à igreja! Saiba que indo à igreja, lendo a Bíblia, orando, você terá forças e coragem para enfrentar os obstáculos. Os obstáculos podem ser uma doença ou falta de dinheiro.
Ainda veremos, nesta lição, muitos problemas que Neernias enfrentou.
III - OS POBRES DE JERUSALÉM
Em Jerusalém vinha acontecendo uma coisa muito ruim. Os líderes da cidade estavam explorando os pobres. As famílias pobres vieram dizer a Neemias o quanto estavam sofrendo. Precisavam de comida e não tinham dinheiro para comprar. Por isso davam seus filhos e filhas como escravos para pagar as dívidas. Esses líderes estavam desobedecendo a Lei de Deus, a qual proibia aos judeus fazerem escravos entre seu próprio povo (Lv 25:39-43).
Quando Neemias ouviu o clamor do povo, ficou muito aborrecido e repreendeu as autoridades. Ele disse: “O que vocês estão fazendo é errado, Vocês deviam temer a Deus e fazer o que é direito... Se continuarem agindo assim, os nossos inimigos terão razão de zombar de nós... Vocês devem perdoar a dívida deles e devolver os seus campos, seus filhos e suas casas” (Ne 5:9-11).
Depois de ouvirem isso, os líderes reconheceram seu erro, se arrependeram e obedeceram a orientação de Neemias.
Neemias. com a ajuda de Deus, teve VITÓRIA em mais um obstáculo. (Professor, coloque outra parte do muro VITÓRIA.)
Neemias foi um homem muito bom para seu povo. Nunca os explorou, pelo contrário, como governador, deixou de fazer muitas coisas a que tinha direito, para ajudar os judeus. Trabalhou com toda força na reconstrução do muro. Hospedou na sua casa muitos judeus e povos vizinhos. Mandou preparar uma boa comida para todos. Devemos seguir o exemplo da bondade de Neemias.
IV - PLANOS CONTRA NEEMIAS
O muro já estava terminado, mas ainda faltavam os portões para serem colocados.
Com isso os inimigos viram que não adiantava fazer nada contra o povo. Então, resolveram eliminar (matar) o líder do povo Crianças, quem era esse líder do povo? Isso mesmo, Neemias! Vamos ver qual era o plano deles.
Sambalá, Tobias e Gesém mandaram uma carta para Neemias. convidando-o para um encontro de paz. Mas essa não era a verdadeira intenção deles. Eles queriam maltratá-lo. O que vocês acham que Neemias fez? (Professor, deixe as crianças darem suas opiniões.)
Neemias, muito esperto, respondeu a carta, dizendo: “Estou fazendo um grande trabalho.., não tenho tempo para conversas” (Ne6:3).
Mandaram o mesmo recado por quatro vezes, e Neemias respondeu NÃO, a todos. Gesém ainda fez mais uma tentativa, enviando uma quinta carta, dizendo que os povos vizinhos estavam falando que os judeus pretendiam fazer uma revolta e colocar Neemias como o novo rei. Então, o convidou para falar sobre o assunto. Neemias respondeu: “ Nada do que você está falando é verdade. Foi você quem inventou tudo isso”. Neemias usou novamente aquela arma que eu falei no começo da lição. Qual foi? A oração. Ele pediu que Deus aumentasse as suas forças. Depois disso, Neemias foi visitar Semaías, um sacerdote. Semaías disse a Neemias que os dois precisavam se esconder no santo Lugar do templo, se não, os inimigos viriam matá-lo. Neemias disse que não era do tipo de homem que foge e se esconde, muito menos no Santo Lugar. Sabe crianças, se Neemias entrasse ali, estaria pecando contra Deus e somente o sacerdote poderia entrar. Então Neemias conpreendeu que era uma armadilha pois os inimigos haviam pego Semaías para dizer aquelas palavras . Samaías era um falso profeta. Apesar de tantas dificuldades enfim conseguiram terminar a construção, tudo estava pronto. Henani, irmão de Neemias se tornou governador. Varios guardas foram contratados para vigiaream a cidade dia e noite. Muitas ofertas foram dadas para arrumar o templo. Musicos e cantores forma separados para o culto de adoração a Deus no Templo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.