Plano de aula - Juniores - Pedindo Ajuda.
Plano de Aula
Profe: Kelen
Data: 25/08/2013.
Louvor:
Oração: Frequência:
Oração: Frequência:
Recados:
Fontes:
Anexos:
Momento
da oferta:
Objetivo:
Conteúdo:
Pedindo Ajuda
Versículo
Chave:
Metodologia
do versículo: Pedir a um
voluntario que se levante e leia o versículo duas vezes uma sozinho e a outra
escolher três(ou qntos quiser) colegas para ler juntos e os três explicar o que
entenderam, mas não pode mencionar que terão que comentar sobre o versiculo
antes que o leiam.
Procedimento
Metodológico
Preparando a lição
Você precisa saber
-Quando Ester pediu que jejuassem por ela, era para pedir
a bênção de Deus. Isso era um ato de culto a Ele. Apesar do livro de Ester ter sido desprezado por não mencionar o nome
de Deus, ainda assim, podemos nele reconhecer, por trás dos fatos, que Deus desempenhou o papel principal.
-Quando o rei prometeu metade do reino a Ester, era uma
forma usada para uma promessa sem
limites. Ele era muito volúvel e era facilmente
induzido pelas paixões a fazer
extravagâncias, tanto para o bem como o mal.
-confeccionar um mural de oração (pode ser feito com
cartolina. O mural deve ser dividido em Pedidos e Agradecimentos) colocar no
inicio da aula. Leve, também folhas de papel em branco para que as crianças
possam escrever seus pedidos ou
agradecimentos. (vide “Fixando a Lição”).
Pedidos
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Agradecimentos
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Apresentando a lição
introdução
Vamos continuar a nossa emocionante história sobre a vida
da rainha Ester. Você se lembram que o povo de Deus, os judeus, estavam
correndo um grande risco de vida? Hamã agora tinha toda a autoridade do rei,
possuindo o seu anel, e assim mandou cartas para toda a Pérsia avisando o dia
em que os judeus seriam mortos.
Grande tristeza
Quando os judeus souberam da nova lei, ficaram muito
triste. Houve choro e grande lamento em todos os lugares da Pérsia. Também não
era para menos! Já imaginaram saber que todos iriam morrer num dia já marcado?
A Biblia diz que Mordecai rasgou sua roupa, vestiu-se com
um pano de saco grosseiro, pos cinzas na cabeça, e saiu pela cidade chorando e
gritando. Essa forma de vestir-se de sacos era um costume dos judeus para
demonstrar tristeza.
Quando Mordeca chegou enfrente ao palácio, não entrou,
pois quem estivesse vestido daquela maneia não poderia entrar.
Ester, la de dentro do palácio, soube que estava
acontecendoalguma coisa com os judeus e que Mordecai estava triste la na praça
enfrente ao palácio. Ela ficou muito preocupada e mandou um empregado levar
roupas para Mordecai vestir, mas ele não aceitou.
Entao, ela ficou mais preocupada ainda e mandou chamar
Hataque, um empregado em quem confiava. Mandou que fosse falar com Mordecai e
lhe perguntasse o motivo de tanta tristeza.
MORDECAI PEDE AJUDA
Hataque foi falar com Mordecai, que lhe disse: ‘Diga a
rainha que eu me recusei a adorar e a me prostar diante de Hamã. Ele se zangou
e ordenou que todos os Judeus fossem mortos. Hamã ate prometeu dinheiro ao rei
em troca da vida dos judeus. Tome essa copia da lei e mostre a rainha. Voce
também deve dizer a ela que peça em favor do seu povo ao rei”.
Hataque explicou tudo direitinho para a rainha, que ficou
mais aflita ainda e mandou-o entregar a
seguinte resposta a Mordecai: ‘Todos sabem que ninguém, seja homem ou mulher,
pode entrar no pátio de dentro do palácio para falar com o rei,, a não ser que
tenha recebido ordens para isso. A lei esta: Quem entrar sem licença do rei
sera morto a não ser que o rei estenda seu cetro de ouro para esta pessoa. E já
faz um mês que o rei não manda me chamar’.
Quando recebeu a mensagem de Ester, Mordecai mandou outro
recado a ela:” Não pense que por você ser rainha e morar no palácio, escapara
quando os judeus forem mortos. Se você ficar calada, do céu vira socorro e
ajuda para os judeus e eles serão salvos; porem você morrera. Mas quem sabe?
Talves você te há sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como
esta’.
Mordecai sabia que deus cuidaria de seu povo, que Ele não
nos deixa sozinhos quando enfrentamos problemas.
A RAINHA ESTER RESOLVE AJUDAR
Quando Hataque contou tudo a Ester, ela resolveu atender
o seu pedido, mostrando-se muito corajosa, pois corria risco de vida.
Mas, antes de ir falar com o rei, fez algo muito sábio:
mandou um ooutro recado a Mordecai, dizendo que ele deveria reunir todos os
judeus de Suzã, orar e jejuar por 3 dias. Ela e suas empregadas fariam o mesmo.
Ester foi sabia, porque antes de fazer qualquer coisa,
ela e os judeus iriam procurar em oração a única Pessoa que poderia lhes tirar
daquele enorme problema: Deus. Muitas
vezes, nos esquecemos de pedir ajuda de Deus para os nossos problemas. Deus tem
prazer em nos ajudar, seja nos grandes ou pequenos problemas.
Agora Ester iria falar com o rei. Sera que o rei lhe
estenderia o cetro? Ester estava correndo um grande risco de vida!
APLICAÇAO
È claro que devemos pensar em Deus e orar quando estamos em dificuldades. Mas,
quanta alegria e quantas coisas boas deixamos de receber so porquue não falamos
com o Senhor todos os dias. Quando deixamos de procura-lo em oração, nos O
entristecemos pois Ele quer estar em comunhão conosco.
Tema:
Avaliação:
Dinâmica:
Ester, um rainha altruísta
Material:
a) caixa de sapato com tampa;
b) papel de embrulho;
c) uma Bíblia;
d) um espelho pequeno (tamanho 12 x
18 cm);
e) recortes de papel para os alunos
escreverem (folhas a4 divididas em oito pedaços);
f) reproduzir numa cartolina a
definição da palavra chave da lição (altruísmo);
g) duas faixas escritas “eu” e
“segredo do altruísmo” (fonte tamanho 72).
Preparo do material:
a) colar na parte de baixo do espelho
o pronome “eu” e fixar o espelho na parte interna da tampa da caixa de sapato;
b) embrulhar a caixa de sapato e a
tampa, de maneira que a tampa fique solta para que se possa tirá-la para olhar
no interior e colar na parte externa a frase “segredo do altruísmo”;
c) fazer uma fenda no fundo da caixa
de 5 x 1 cm (como a abertura de um cofrinho);
d) colocar a Bíblia dentro da caixa
de sapato;
e) depois de tampar a caixa com a
Bíblia dentro, virar de cabeça para baixo de maneira que a tampa fique na parte
de baixo e a fenda para cima para funcionar como um cofre.
Condução:
Ao iniciar a aula o professor deverá
colocar a caixa montada, como descrito acima;
O professor apresenta à classe o
cartaz com a definição de “altruísmo”, solicitando para que todos leiam
(deixá-la exposta durante a aula). Feito isto, o professor dirá aos alunos que
no término da lição todos descobrirão quais são os dois elementos necessários e
indispensáveis para que se possa ser “altruísta” e que todos verão esses
elementos dentro da caixa “segredo do altruísmo” que está sobre a mesa;
Antes de concluir, o professor fará a
aplicação da dinâmica da seguinte maneira:
a) distribuir para os alunos um
pedaço de papel. Solicitar que escrevam no papel dois aspectos ou mais que
acham que precisam ser melhorados no próprio caráter;
b) pedir para dobrarem o papel,
frisando não ser necessário identificar-se;
c) solicitar que todos se dirijam à
mesa e depositem na caixa o papel já dobrado. (enquanto se levantam para irem à
mesa, cante o hino HC 432);
d) depois de todos depositarem seus
papéis, o professor pegará a caixa (com cuidado), virando a para a posição
normal (tampa para cima). Com este procedimento, os papeis depositados ficarão
prensados sob a Bíblia;
e) o professor então convidará um
grupo de cinco alunos por vez, ou um por vez, dependendo do tamanho da classe,
para se dirigirem à mesa para descobrirem os dois elementos necessários para
alcançarem o segredo do altruísmo. Orientá-los a não contarem aos demais o que
estão vendo na caixa;
f) posicione os alunos de frente para
a turma, atrás da mesa, de maneira que quando levantarem a tampa os demais
alunos não vejam o espelho colado nem o interior. O aluno ou o grupo de alunos
deverão levantar a tampa e olhar o interior, vendo primeiro a Bíblia.
Naturalmente eles não olharão sob a tampa;
g) o professor então, segurando a
tampa na mesma posição que eles abriram, dirá “vocês viram apenas um elemento
necessário para ser altruísta, o outro é este” (inclinar a tampa da caixa para
que eles se vejam refletidos no espelho);
h) o professor deverá conduzir a
dinâmica com agilidade, devido ao tempo. Sendo a turma grande, é aconselhável
chamar os alunos em grupo, ou então chame uns cinco alternadamente e ao final
mostre o conteúdo da caixa e o espelho para todos enquanto explica o princípio
da dinâmica.
Princípio
a) explique aos alunos que da mesma
maneira que os aspectos que eles escreveram ficaram prensados sob a bíblia,
nosso caráter só será semelhante ao de Cristo se permanecermos “debaixo” de sua
Palavra;
b) diga que só eles podem ter os dois
elementos para serem altruístas (a Palavra de Deus e um coração contrito) ler
com todos os textos de Provérbios 23.26, Miquéias 6.8 e Salmos 119.11 (nesta
ordem);
c) dizer aos alunos que Deus ordena
que sejamos “altruístas” e que somente conseguiremos se dermos nosso coração a
Ele e se guardarmos a sua Palavra.
Anexo:
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