Plano de aula - Juniores - Pedindo Ajuda.

Plano de Aula

Profe: Kelen 
Data: 25/08/2013.


Louvor:
Oração:                                                                              Frequência:
Recados:
Fontes:
Anexos:
Momento da oferta:
Objetivo:
Conteúdo: Pedindo Ajuda
Versículo Chave:
Metodologia do versículo: Pedir a um voluntario que se levante e leia o versículo duas vezes uma sozinho e a outra escolher três(ou qntos quiser) colegas para ler juntos e os três explicar o que entenderam, mas não pode mencionar que terão que comentar sobre o versiculo antes que o leiam.
Procedimento Metodológico
Preparando a lição
 Você precisa saber
-Quando Ester pediu que jejuassem por ela, era para pedir a bênção de Deus. Isso era um ato de culto a Ele. Apesar do livro de Ester  ter sido desprezado por não mencionar o nome de Deus, ainda assim, podemos nele reconhecer, por trás dos fatos, que Deus  desempenhou o papel principal.
-Quando o rei prometeu metade do reino a Ester, era uma forma usada para  uma promessa sem limites. Ele era muito volúvel e era facilmente  induzido pelas paixões a fazer  extravagâncias, tanto para o bem como o mal.
-confeccionar um mural de oração (pode ser feito com cartolina. O mural deve ser dividido em Pedidos e Agradecimentos) colocar no inicio da aula. Leve, também folhas de papel em branco para que as crianças possam escrever  seus pedidos ou agradecimentos. (vide “Fixando a Lição”).
Pedidos
Agradecimentos


Apresentando a lição  introdução
Vamos continuar a nossa emocionante história sobre a vida da rainha Ester. Você se lembram que o povo de Deus, os judeus, estavam correndo um grande risco de vida? Hamã agora tinha toda a autoridade do rei, possuindo o seu anel, e assim mandou cartas para toda a Pérsia avisando o dia em que os judeus seriam mortos.
Grande tristeza
Quando os judeus souberam da nova lei, ficaram muito triste. Houve choro e grande lamento em todos os lugares da Pérsia. Também não era para menos! Já imaginaram saber que todos iriam morrer num dia já marcado?
A Biblia diz que Mordecai rasgou sua roupa, vestiu-se com um pano de saco grosseiro, pos cinzas na cabeça, e saiu pela cidade chorando e gritando. Essa forma de vestir-se de sacos era um costume dos judeus para demonstrar tristeza.
Quando Mordeca chegou enfrente ao palácio, não entrou, pois quem estivesse vestido daquela maneia não poderia entrar.
Ester, la de dentro do palácio, soube que estava acontecendoalguma coisa com os judeus e que Mordecai estava triste la na praça enfrente ao palácio. Ela ficou muito preocupada e mandou um empregado levar roupas para Mordecai vestir, mas ele não aceitou.
Entao, ela ficou mais preocupada ainda e mandou chamar Hataque, um empregado em quem confiava. Mandou que fosse falar com Mordecai e lhe perguntasse o motivo de tanta tristeza.
MORDECAI PEDE AJUDA
Hataque foi falar com Mordecai, que lhe disse: ‘Diga a rainha que eu me recusei a adorar e a me prostar diante de Hamã. Ele se zangou e ordenou que todos os Judeus fossem mortos. Hamã ate prometeu dinheiro ao rei em troca da vida dos judeus. Tome essa copia da lei e mostre a rainha. Voce também deve dizer a ela que peça em favor do seu povo ao rei”.
Hataque explicou tudo direitinho para a rainha, que ficou mais aflita ainda e mandou-o  entregar a seguinte resposta a Mordecai: ‘Todos sabem que ninguém, seja homem ou mulher, pode entrar no pátio de dentro do palácio para falar com o rei,, a não ser que tenha recebido ordens para isso. A lei esta: Quem entrar sem licença do rei sera morto a não ser que o rei estenda seu cetro de ouro para esta pessoa. E já faz um mês que o rei não manda me chamar’.
Quando recebeu a mensagem de Ester, Mordecai mandou outro recado a ela:” Não pense que por você ser rainha e morar no palácio, escapara quando os judeus forem mortos. Se você ficar calada, do céu vira socorro e ajuda para os judeus e eles serão salvos; porem você morrera. Mas quem sabe? Talves você te há sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta’.
Mordecai sabia que deus cuidaria de seu povo, que Ele não nos deixa sozinhos quando enfrentamos problemas.
A RAINHA ESTER RESOLVE AJUDAR
Quando Hataque contou tudo a Ester, ela resolveu atender o seu pedido, mostrando-se muito corajosa, pois corria risco de vida.
Mas, antes de ir falar com o rei, fez algo muito sábio: mandou um ooutro recado a Mordecai, dizendo que ele deveria reunir todos os judeus de Suzã, orar e jejuar por 3 dias. Ela e suas empregadas fariam o mesmo.
Ester foi sabia, porque antes de fazer qualquer coisa, ela e os judeus iriam procurar em oração a única Pessoa que poderia lhes tirar daquele enorme  problema: Deus. Muitas vezes, nos esquecemos de pedir ajuda de Deus para os nossos problemas. Deus tem prazer em nos ajudar, seja nos grandes ou pequenos problemas.
Agora Ester iria falar com o rei. Sera que o rei lhe estenderia o cetro? Ester estava correndo um grande risco de vida!
APLICAÇAO
È claro que devemos pensar em Deus  e orar quando estamos em dificuldades. Mas, quanta alegria e quantas coisas boas deixamos de receber so porquue não falamos com o Senhor todos os dias. Quando deixamos de procura-lo em oração, nos O entristecemos pois Ele quer estar em comunhão conosco.
Tema:
Avaliação:
Dinâmica: Ester, um rainha altruísta

Material:
a) caixa de sapato com tampa;

b) papel de embrulho;

c) uma Bíblia;

d) um espelho pequeno (tamanho 12 x 18 cm);

e) recortes de papel para os alunos escreverem (folhas a4 divididas em oito pedaços);

f) reproduzir numa cartolina a definição da palavra chave da lição (altruísmo);

g) duas faixas escritas “eu” e “segredo do altruísmo” (fonte tamanho 72).


Preparo do material:
a) colar na parte de baixo do espelho o pronome “eu” e fixar o espelho na parte interna da tampa da caixa de sapato;

b) embrulhar a caixa de sapato e a tampa, de maneira que a tampa fique solta para que se possa tirá-la para olhar no interior e colar na parte externa a frase “segredo do altruísmo”;

c) fazer uma fenda no fundo da caixa de 5 x 1 cm (como a abertura de um cofrinho);

d) colocar a Bíblia dentro da caixa de sapato;

e) depois de tampar a caixa com a Bíblia dentro, virar de cabeça para baixo de maneira que a tampa fique na parte de baixo e a fenda para cima para funcionar como um cofre.


Condução:
Ao iniciar a aula o professor deverá colocar a caixa montada, como descrito acima;

O professor apresenta à classe o cartaz com a definição de “altruísmo”, solicitando para que todos leiam (deixá-la exposta durante a aula). Feito isto, o professor dirá aos alunos que no término da lição todos descobrirão quais são os dois elementos necessários e indispensáveis para que se possa ser “altruísta” e que todos verão esses elementos dentro da caixa “segredo do altruísmo” que está sobre a mesa;

Antes de concluir, o professor fará a aplicação da dinâmica da seguinte maneira:

a) distribuir para os alunos um pedaço de papel. Solicitar que escrevam no papel dois aspectos ou mais que acham que precisam ser melhorados no próprio caráter;

b) pedir para dobrarem o papel, frisando não ser necessário identificar-se;

c) solicitar que todos se dirijam à mesa e depositem na caixa o papel já dobrado. (enquanto se levantam para irem à mesa, cante o hino HC 432);

d) depois de todos depositarem seus papéis, o professor pegará a caixa (com cuidado), virando a para a posição normal (tampa para cima). Com este procedimento, os papeis depositados ficarão prensados sob a Bíblia;

e) o professor então convidará um grupo de cinco alunos por vez, ou um por vez, dependendo do tamanho da classe, para se dirigirem à mesa para descobrirem os dois elementos necessários para alcançarem o segredo do altruísmo. Orientá-los a não contarem aos demais o que estão vendo na caixa;

f) posicione os alunos de frente para a turma, atrás da mesa, de maneira que quando levantarem a tampa os demais alunos não vejam o espelho colado nem o interior. O aluno ou o grupo de alunos deverão levantar a tampa e olhar o interior, vendo primeiro a Bíblia. Naturalmente eles não olharão sob a tampa;

g) o professor então, segurando a tampa na mesma posição que eles abriram, dirá “vocês viram apenas um elemento necessário para ser altruísta, o outro é este” (inclinar a tampa da caixa para que eles se vejam refletidos no espelho);

h) o professor deverá conduzir a dinâmica com agilidade, devido ao tempo. Sendo a turma grande, é aconselhável chamar os alunos em grupo, ou então chame uns cinco alternadamente e ao final mostre o conteúdo da caixa e o espelho para todos enquanto explica o princípio da dinâmica.


Princípio
a) explique aos alunos que da mesma maneira que os aspectos que eles escreveram ficaram prensados sob a bíblia, nosso caráter só será semelhante ao de Cristo se permanecermos “debaixo” de sua Palavra;

b) diga que só eles podem ter os dois elementos para serem altruístas (a Palavra de Deus e um coração contrito) ler com todos os textos de Provérbios 23.26, Miquéias 6.8 e Salmos 119.11 (nesta ordem);

c) dizer aos alunos que Deus ordena que sejamos “altruístas” e que somente conseguiremos se dermos nosso coração a Ele e se guardarmos a sua Palavra.

Oração final:

Anexo:

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