Plano de Aula - Juniores - O Pecado entrou no mundo.


IGREJA CAMINHO PLENO
MINISTÉRIO INFANTIL – O DESAFIO

Turma: Eva                                   Data:                                                            Prof.: Sandra e Leidy                    Classe: Adão


Plano de Aula  I

Oração/Freqüência.Louvor: A mentirinha – Aline BarrosLouvor na hora da oferta: A Viuvinha - Aline Barros.O momento da oferta pode ser antes da atividade ou no final antes de orar.Objetivo: Que a criança entenda o que é pecado e suas conseqüências e que elas desejem o perdão e a vida eterna.
Conteúdo: O pecado entra no mundo.
Versículo Chave: Gn 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Procedimento Metodológico:
Procedimento Metodológico:Separe as crianças em dois ou mais grupos e determinem um líder para cada grupo.1° Dinâmica:Entregar um chicle bem azedo para cada criança peça a elas que não comam antes de todos terem pegue o chicle.Depois que todos pegaram o chicle peça para elas se elas gostaram de ter ganho. (Aguarda a respostas delas).Depois da resposta, deixa-as comerem e observe as carinhas de cada criança.Depois que elas comerem pergunta-se o se elas sentiram, qual foi o gosto?(Aguarda a respostas delas).Explica para elas: Que nem tudo que parece é, pois muitas vezes olhamos algo ou fizemos algo sem pensarmos nas conseqüências. Vamos usar um exemplo:Quem aqui já ouviu falar do Adão e da Eva? Aguarda a respostas delas).Vamos relembrar da história e que não conhece vai poder conhecer.Vai contando a história e fazendo perguntas sobre a mesma e com isso os grupos que irem respondendo corretamente vão ganhando pontos.Deus fez o homem do pó da terra, e o colocou num lindo jardim (2:7-9).Como Deus é poderoso! Ele tem poder para fazer tudo! Teve poder para criar o mundo e tudo que nele existe. Isso inclui você e eu. Porque  nos criou, Ele nos ama muito. A Bíblia diz: ”Deus é amor” (1JO 4:8). Ele nos ama muito mais do que podemos imaginar! O seu amor é perfeito, porque Deus é perfeito. Deus deu ao primeiro homem, Adão, a tarefa de trabalhar no jardim e cuidar dele (2:15).Deus disse a Adão que ele podia comer o fruto de qualquer árvore do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal (2:16-17).(O primeiro mandamento de Deus era sério! Se Adão desobedecesse, poderia morrer.) Isso mesmo eles morreriam, mas não seria uma morte física e sim uma morte espiritual, ou seja, eles se afastariam de Deus .
Deus sabia que o homem tinha necessidade de estar com alguém da sua espécie, e fez então a mulher, usando uma costela de adão (2:18-24).Certo dia em que a mulher (mais tarde chamada Eva) andava sozinha pelo jardim, a serpente perguntou a ela sobre a ordem de Deus (3:1). (Satanás, o inimigo de Deus, estava disfarçado de serpente. Ele estava planejando estragar a linda criação de Deus tentando fazer com que Adão e Eva obedecessem a ele não a Deus).Eva explicou que podiam comer do fruto de todas as árvores, menos de uma (3:2-3).Satanás tentou Eva, garantindo que, se ela e Adão comessem, eles não morreriam, mas “seriam como Deus, conhecendo o bem e o mal” (3:4-5).Vocês lembram-se do bombom que vocês ganharam no começo da aula, vocês ficaram bem felizes, contentes quando receberam o bombom. Certo? Mas depois viram que era ruim,certo? Eva também foi enganada. pela serpente e desobedeceu a Deus, comendo e dando o fruto proibido á Adão, (3:6).e foi desta forma que o pecado entrou no mundo. Desde então, cada pessoa que nasce tem uma natureza pecaminosa, uma natureza que não quer agradar a Deus.
Vocês sabem o que é pecado? (aguarde as crianças responderem).Pecado é tudo que fizemos, pensamos ou dizemos que desagrada a Deus.Vamos citar alguns exemplos: (Entregue duas folhas e uma caneta para cada grupos e as crianças tem que colocar no papel o mesmo número de pecados que há de integrantes, se elas não souberem as professoras podem ajudar.).Você e eu pecamos porque nascemos em pecado- com o “desejo” de fazer coisas erradas a nossa maneira. A “morte” ou separação para sempre de Deus é o castigo que merecemos pelo nosso pecado. O pecado é algo muito sério! Ele causa muita infelicidade; ele arruinou a criação perfeita de Deus. Que pena que Adão e Eva desobedeceram a Deus e fizeram o pecado entrar no mundo.Não esqueçam de uma coisa: “Todos aqueles que desobedecem caem  e se machucam” (Explicar para as crianças o quer dizer esta metáfora)2° Dinâmica: A SeparaçãoQuatro pessoas ficaram bem juntinhas como um murro e não deixarão as outras crianças passar para o outro lado onde está Jesus.Explicar para as crianças que quando pecamos se cria um murro entre nós e Deus....Vamos ver outro exemplo de pecado:                                                       3° Dinâmica: Teatro com FantochesNarrador: Era uma vez uma criança que fazia tudo corretamente, ela obedecia, não mentia, não arrumava confusão, respeitava o próximo, era querida por muitas crianças e adultos, dava bom testemunho.Ai um dia:- Rosinha, Rosinha, Vamos jogar vôlei no parquinho depois da aula.- Não posso ir tenho que pedir para minha mãe.- Não precisa pedir para ela, depois quando você chegar em casa diz que tava estudando para a prova lá em casa. Saem de  cena:Narrador: Crianças o que a coleguinha de Rosinha estava sugerindo para ela fazer é correto?O que aconteceria com Rosinha em relação a Deus quando ela concordasse com a coleguinha? Aguarde as crianças interagirem)E com a sua mãe?(Aguarde as crianças interagirem)Alguém aqui já fez algo errado? Quando fizemos algo errado e escondido temos medo que alguém descubra, pois teremos conseqüências.Os fantoches saem de cena e continua a contação da história.Quando Adão e Eva comeram do fruto os olhos deles se abriram e eles perceberam que estavam nus, e então tentaram cobrir-se com folhas de figueira (3:7).
Deus entrou no jardim, procurando Adão e Eva, mas eles se esconderam (2:8-9).Adão e Eva ficaram com medo; eles sabiam que tinham desobedecido a Deus (3:10).Podemos até fazer como eles e se esconderem, mas será que de Deus eu consigo esconder alguma coisa?(aguarda a resposta das crianças).Quando Deus perguntou sobre o pecado deles, Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente (3:12-13).Quando fizermos algo errado, o correto é não colocarmos a culpa em alguém, como Eva e Adão fizeram. Deus castigou Adão e Eva pela sua desobediência e rebelião, expulsando os dois do jardim.
Como já falamos antes:Você pode no lugar do teatro de fantoches, pedir para que eles sem falar nada(com Mimica) interprete um pecado para que o outro grupo adivinhe, se o grupo acertar é ponto se errar e ponto para o outro.Pecado é tudo que fizemos, pensamos ou dizemos que desagrada a Deus.Tudo o que fizemos terá uma conseqüência e como plantar e colher.Não temos como plantar banana e colher maça, ou jaca ou outra fruta.Da mesma forma é conosco se fizermos coisas bonitas aos olhos de Deus ele nos abençoará e se fizermos coisas feias o murro se levantará diante de nós e nos separara de Deus.Deus não irá nos poupar da conseqüência do nosso erro, mas Ele nos perdoa, nos da uma nova oportunidade,  Ele nós da uma nova folha em branco para escrevermos uma nova história onde Ele estará sempre orientando, se assim nós quisermos (Essa folha em branco é o tempo que Deus nós dá todos os dias). Assim como, Adão e Eva não foram poupados das conseqüências do pecado, nós também não somos mas, Deus fez uma promessa especial que assim como por um homem entrou o pecado na terra por um único homem viria à salvação e a vida eterna. (IS 53:5).Vocês sabem quem é este homem? (Aguarda as crianças responderem).Jesus.Muito bem.Para concluirmos o estudo de hoje vamos ver se entendermos direitinho a lição:Nós somos pecadores, mas não precisamos continuar sendo, pois temos opção de escolhas e se fizermos a escolha baseada na vontade de Deus(Que esta na Bíblia), iremos ter a salvação e a vida eternaCrer em Jesus é reconhecer diante de Deus que nós também erramos, mas que cremos que Jesus morreu por nós.Essa é a única maneira de sermos perdoados e termos a vida eterna.Deus colocou anjos na entrada do jardim e uma espada de fogo para proteger a árvore da vida (3:24).Por causa da desobediência de Adão e Eva, todos nascem merecendo o castigo de Deus pelo pecado. Mas, Jesus recebeu esse castigo por nós quando morreu na cruz. Ele quer que tenhamos a vida eterna e vivamos com Ele um dia. A Bíblia diz:”. (JO 3:16 afirma isso: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Crer no Senhor Jesus significa reconhecer diante de Deus que você é pecador. Diga a Ele que acredita que quando Jesus deu o Seu sangue na cruz e ressuscitou, Ele fez isso realmente por você. Essa é a única maneira pela qual você pode ser perdoado dos seus pecados e ter a vida eterna. Avaliação:
Você quer crer em Jesus, hoje?Vamos fazer o seguinte fechem bem os olhinhos e abaixem a cabeça.
Se quiser crer no Senhor Jesus e receber a vida eterna, mostre-me isso abrindo os olhos e olhando para mim, se você não quiser permaneça de olhos fechados.Orar.


Comentários

  1. Parabéns!Amei essa aula vai me ajudar e muito.Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Excelente aula. Amei e já vou seguir esse roteiro. 👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.