Plano de aula - Qual é a mensagem? - Juniores




 
 
Igreja Caminho Pleno – Ministério Infantil – O Desafio.

           Turma: Juniores                              Classe: EVA
           Profª: Leidy Bittencourt                 Data: 12/08/2012

Plano de Aula


Louvor:
Oração:
Frequência:                                                                Recados:
Momento da oferta e dízimo: Aline Barros - A viuvinha.
Objetivo: Que os Juniores entendam a mensagem de salvação e sintam a necessidade de crer em Jesus.
Fonte de pesquisa: Culto infantil – Missões e você; Editora Cristã evangélica. Volume 6.
http://cassianu.blogspot.com.br; http://cordeiroeterno.blogspot.com.br;
Conteúdo: Qual é a mensagem?
Versículo Chave: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6
Forma de memorizar o versículo Chave:
Perguntar para os juniores:
Qual é o caminho? Qual é a verdade? Qual é a vida? Quem sou?
Se um amigo lhe fizer estas perguntas o que responderia? (deixar os juniores responder) e depois perguntar:
O que Jesus respondeu? (Esperar eles darem a resposta com o versículo). “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Procedimento Metodológico:

Jesus é 3D. Tudo que precisamos é ser guiado pelo 3D (as três palavras) que modifica a nossa forma de viver nesse mundo. Jesus se expressa dizendo primeiramente que é o Caminho. A palavra "caminho" dá sentido de direção e objetivo... Quando preciso ir à igreja, devo tomar o caminho que chega a rua Jacob Luchesi e logo estarei na igreja. Devo seguir a rota até chegar ao meu destino: a igreja. Assim mesmo é Jesus em nossa vida. Ele dá a direção para termos uma vida com propósitos e vida em abundância. Devemos deixar Deus ser Deus em nossa vida. Quando queremos administrar nossas vidas por si só, quando queremos decidir sem consultá-lo, indiretamente estamos nos fazendo senhor de nossas vidas. Jesus quer controlar nossa vida 100%, porque ele sabe o que é melhor pra mim e pra você. O senhor te deu a livre escolha pra caminhar, mais ele tem a rota pra você ser bem sucedido. Tudo está preparado, basta consulta-lo. Em Salmos 86.11, o salmista com muita humildade e simplicidade suplica a Deus da seguinte forma: ”Ó Senhor, ensina-me o teu caminho verdadeiro, e eu andarei por ele“.

Segunda palavra pronunciada por Jesus: “Eu sou a verdade”. A verdade nos liberta de todas as amarras lançada pelo inimigo da nossa vida (Jo 8.32). Quando deixo Deus agir e entrar em minha vida, quando permito que sua palavra (a bíblia) faça morada na minha vida, sofro uma metamorfose: Tudo que era velho, pecaminoso, difícil, sem vida, toma cor, alegria, libertação, novidade de vida, Aleluia! Quando Jesus diz que é a verdade, podemos descansar, sabendo que ele veio do pai, do céu, e que suas promessas continuam vigorando e que repentinamente nós que somos estrangeiros nessa terra, iremos morar em um lar próprio preparado por aquele que sempre diz a verdade. Muitos frequentam uma igreja, cantam no coral, fazem parte dos ministérios mais ainda não estão totalmente curados, por quê? Porque precisamos deixar que o filho de Deus nos liberte, aí sim... Verdadeiramente seremos livres (Jo 14.36). Consequentemente se Jesus é a verdade, Satanás não poderia ser outro senão o pai da mentira. Segundo João 8.44, o Diabo nunca se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Todas as vezes que mentimos, nos tornamos parecidos, ou até mesmo praticamos daquilo que é próprio do Diabo. Somos de Deus e cremos que Jesus fala a verdade e ao mesmo tempo não devemos usar das práticas carnais de satanás, como é a mentira. “Vida” é a palavra final que determina Deus como 3D. Andávamos perdidos e sem esperança, não tínhamos chance de vislumbrar um futuro próspero e eterno, mais o doador da vida, JESUS, veio e derramou seu próprio sangue em troca dos meus pecados, dores, sofrimentos. Que Jesus lindo e abençoador. A vida está nele. Nem a morte conseguiu abafá-lo, mais ele derrotou a morte e abriu precedente para que aconteça o mesmo comigo, não importa onde fui morto, onde fui enterrado, como isso aconteceu... ele irá me chamar e cada partícula do meu corpo irá se compor e ele me ressuscitará para receber um corpo novo e juntamente com meus irmãos iremos para sempre desfrutar daquilo que o Senhor tem preparado para nós.
Você acha fácil ou difícil falar de Jesus?
Vamos encenar uma evangelização com o nosso colega, Peguem os dedoches que fizemos e coloquem nos dedinhos.
Polegar: (Coração) João 3:16 Deus me ama.
Indicador: (Rosto triste) Romanos 3:23 Eu pequei.
Médio: (Cruz) 1Co 15:3 Cristo morreu por mim.
Anular: (Túmulo com pedra afastada) 1 Co 15:4Cristo ressuscitou

Mínimo: (duas mãos em oração) João 3:12 Eu o recebo com meu salvador.

Depois da encenação da evangelização fazer esta dinâmica.
Material necessário: Bíblia e fita crepe.
Antes de começar: Antes de iniciar, faça um tabuleiro do jogo-da-velha no chão da sala, com fita crepe. Cada quadrado deve ter cerca de 60 cm de largura. Divida a classe em dois times: Um será o X e o outro será o O. Mande cada time ficar de um lado do tabuleiro. As crianças de um time cruzam os braços na frente do peito formando um X e os outros um circulo.
É hora de jogar

Diga: não temos muito tempo de sobra, mais precisamos apenas de uns minutinhos para realizar um jogo-da-velha. Só que neste jogo, as pessoas serão usadas como X e O! Cada time terá a sua vez de decidir onde colocar sua letra no tabuleiro. O time que alinhar três jogadores, grita: "caminho perfeito!"O professor faz as seguintes perguntas; cada resposta certa a equipe ganha a chance de jogar.
Joguem algumas partidas; incentive os times a usarem jogadores diferentes a cada partida depois de algumas jogadas, diga foi bem divertido, não foi? Para vencer no jogo, vocês tiveram de ir em linha reta. Nossa caminhada com Jesus é exatamente assim!
 

Comando do jogo:
Ler e explicar: Salmo 5.8
Jesus curou muita gente, como Ele curou o homem cego de nascença?
Isso mesmo com barro e saliva e muitos não acreditaram, o que eles disseram?
Os fariseus chamaram até os pais do homem cego por que eles duvidavam dos milagres de Jesus e hoje muitos ainda não acreditam em Jesus e encontramos muitas pessoas que não acreditam e ainda zombam das pessoas que acreditam o que você faria se encontrasse alguém que duvida de Jesus?
Ler e explicar: Mateus 7.13-14
Ler e explicar: João 14.6
Jesus perguntou “Você acredita no Filho de Deus?”, por que você acha que Ele fez esta pergunta.
A mensagem de salvação é simples, vamos ler 1 Jo 5:12, 13. O que vocês entenderam deste texto.
Quem é nosso caminho perfeito para Deus?
Quais são alguns dos caminhos que não levam a Deus?
Porque ficar no caminho com Jesus nos leva a Deus?
Como podemos continuar no caminho reto que leva a Deus?

Diga: Obedecer a Jesus, ser gentil com os outros, orar e ler a bíblia são boas maneiras de permanecermos no caminho que leva a Deus. E o melhor de tudo? Com seu amor, ensino, perdão e orientação, Jesus Cristo nos ajuda a permanecer nesse caminho.
Jesus, o maior missionário, não somente curou o cego como levou a mensagem de salvação para ele – o cego creu e foi salvo. E você crê em Jesus?
Antes de levarmos a mensagem de salvaçaõ para nosss amigos e familiares precisamos primeiro crer e aceitar a Jesus como nosso salvador.
Vamos todos juntos dizer que: " Jesus é o nosso caminho perfeito que leva a Deus!"
Tema: Sempre renunciamos alguma coisa durante o nosso dia.
Anote no caderno o que, porque você renunciou nesta semana e compartilhe conosco esta experiência.
Avaliação: Entregar para cada Junior uma folha e pedir para eles desenharem dois caminhos um bem largo e um estreito.

Depois entregar para eles as seguintes palavras: OBEDIÊNCIA, DESOBEDIÊNCIA, MENTIRA, VERDADE, PALAVRAS SUJAS, GLORIFICAÇÃO, GRATIDÃO, AMOR, SALVAÇÃO, MORTE ETERNA, VIDA ETERNA, ROUBO, GESTOS FEIOS, ETC. e pedir que eles colem no caminho correspondente às palavras.
Oração final.


Rua Jacob Luchesse, 2483 B. Santa Caterina Caxias do Sul – RS
e-mail:ministerioinfantil.icp@gmail.com
Apóstolo Daniel e Daniele Viganó
Coordenadora do Ministério Infantil: Missionária Joelia Mattos Pichet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.