Plano de aula - Crianças - A fornalha em Chamas.

Igreja Caminho Pleno– Rede de Crianças e Juniores - O Desafio.
Turma: Crianças de 3 á 7 anos                                                    Classe: Kids de Jesus.           
Profª: Daniela Milde e Juliane Vieira                                       Data: 14/07/2013                        



Plano de Aula

Louvor: Sonhos (Cris Duran)
Oração:                                 Frequência:  Realizar em sala de aula.
Recados: Ensaiar com os pais a música para apresentação da cantata.
Fontes: Helenita Borja, pedagogia bíblica divertida. Editora Agnos.Vídeo do  Yotube; Desenho Bíblico (A parábola do Joio e trigo).
Anexos:
Oferta: Louvor da viuvinha, falar dos princípios de ofertar.

Objetivo; Que as crianças estejam convencidas de que devem obedecer e amar á Deus de todo coração.

Conteúdo: A fornalha em chamas.

Versículo Chave: “De maneira alguma te deixarei, nunca te abandonarei” Hebreus 13-5
Metodologia do versículo: Escreva o versículo para memorizar em uma faixa de cartolina e recorte as palavras dando uma para cada aluno; peça que fiquem na posição certa para a classe ler o versículo.

Procedimento metodológico Será passado um vídeo infantil, (Desenho Bíblico A parábola do Joio e o trigo). Mateus 13 ; 24  ao 30, 36 ao 43.
Ao decorrer do vídeo vamos fazendo pausas e explicando os benefícios de ser trigo e as conseqüências de ser joio.
                                                  
                                                   O Joio e o Trigo
Um  senhor mandou semear a boa semente de trigo em sua lavoura. O trigo constituía uma das alimentações básicas daquela época, na Palestina. 
Era como o arroz aqui para nós no Brasil. 
Quem é que já viu uma lavoura de arroz?
Quando os cachos estão amarelinhos é uma gostosura passar por perto! 
O ar fica todo impregnado de um aroma delicioso. Mais ou menos assim é a plantação de trigo. É muito lindo um trigal próximo a colheita. Os cachos bem amarelinhos, cheirosos indicando fartura e prosperidade.
Pois bem, por estas razões, mesmo naquele tempo, era de se esperar que os lavradores e donos de campos se ocupassem no plantio e no cultivo de trigo.
Na parábola em foco, aquele senhor esperava uma boa colheita e até antecipava a sua alegria. Mas, enquanto os empregados dormiam, veio o inimigo  e semeou o joio no meio da plantação. Era comum na palestina, quando uma pessoa tinha rixa com outra, para se vingar, semeava joio na seara do rival. 
O joio nascia idêntico, bem semelhante mesmo. Mas quando chegava o tempo de dar fruto, então se percebia a diferença. 
O joio só dava flores e folhas; já o trigo produzia grãos. E assim os servos daquele senhor foram contar lhe o que havia acontecido e perguntaram se podia arrancar o joio. Qual foi a resposta do dono?
Eles tinham que deixar os dois juntos até a colheita. 
No final o trigo seria recolhido, o joio seria queimado dele só restariam as cinzas. O trigo alimenta,  o joio só dá trabalho. Vamos analisar as duas espécies e descobrir as lições que o Mestre quis nos deixar:

O que representa o Trigo?
O trigo diz a parábola, representa os filhos de Deus; os salvos
Todos os que são os Seus verdadeiros seguidores e discípulos.
Não somente os membros da igreja Cristã Evangélica e sim, os crentes de qualquer denominação que professam o nome de Cristo.
Estes têm seu nome escrito no Livro da Vida. 
Estamos plantando aqui no mundo para produzirmos frutos na Seara do Mestre. 
Os frutos são produzidos quando existe amor em nossos corações. E como resultado, nossa vida é cheia de paz, alegria, bondade, fé, mansidão e moderação. Deste modo nós beneficiamos outras vidas e ganhamos almas para Jesus, que é o mesmo que alimentar o outro com nossos frutos.
Dona Jandira aceitou a Jesus e passou a servi-lo com muito amor. Era pobre, trabalhou muito para sustentar seus filhos pequenos, pois o marido a deixou. 
O tempo passou, seus filhos cresceram. Formaram se professores, médicos e empresários. 
A vida material de dona Jandira prosperou. E assim ela passou a dedicar se aos outros. Era bondosa para todos, hospedava os seminaristas em sua casa, assistia-os em suas necessidades visitava os enfermos, falava de Jesus para os outros, era cuidadosa com os pastores; em fim sua vida foi gasta em favor aos semelhantes. 
Que testemunho bonito dona Jandira deixou para nós! Os frutos dos salvos perduram. Jamais se queimam.

O que representa o joio ?
 O joio tão semelhante, tão parecido com o trigo, é símbolo de falsidade. Existem pessoas que na aparência são piedosas, fazem o bem, são caridosas e até lêem a Bíblia e oram. 
No entanto não são salvas. Vivem uma vida aparente, até bonita e religiosa. As vezes são mais bondosas que certos crentes. 
Toda via lá no íntimo não possuem a certeza da salvação e não mantêm comunhão viva com Deus. 
Há os que fazem o bem para obter perdão e ganhar a vida eterna. Será que isso vai garantir lhe o céu?
Há os que praticam boas obras para se mostrar para aparecer diante do público ou da sociedade, para serem vistos. Isso é boa coisa?
Há também os que querem amenizar a consciência e por isso, procuram fazer o bem. Há os falsos religiosos  que vivem uma vida de santidade só por fora. 
Há falsidade de todo jeito, tentando enganar, mentir. 
Há até evangélicos só de rótulos. Vão á  igreja dizem que são crentes, mas, no íntimo não possuem vida autêntica e nem sabem se estão salvos. 
É doloroso dizer isso para vocês, mas é a verdade.
Quantas pessoas se passam por boazinhas, contudo lá no coração são maldosas, são  joio. Não dão frutos permanentes.
Mário parecia tão bondoso e caridoso, dava dinheiro para os orfanatos, ajudava os pobres, nunca maltratava a ninguém  era até religioso e de vez em quando lia a Bíblia. Entretanto o coração de Mário era pecaminoso. Ele não tinha certeza de sua salvação, ficava morrendo de medo da segunda vinda de Cristo, pois ele sabia que iria ficar. 
Não gostava de pensar na morte, tinha pavor. E por mais que ficasse com medo, mais praticava boas ações e fazia caridade, tentando aliviar o peso da consciência. 
Sabe por que?  Faltava lhe o essencial. 
Faltava Jesus em seu coração. 
Viver só de aparência não leva ninguém ao céu. 
A falsificação um dia terá seu fim. As obras daqueles que não possuem Jesus em seu coração serão reduzidas a cinzas que o vento há de espargir no espaço. Viram a diferença. 
Como separar o verdadeiro do falso? A nós não compete a julgar. O que for verdadeiro (trigo) será recolhido no céu. O que for falso (joio) será lançado no lago de fogo.
       

Avaliação: Representaremos a plantação de joio e trigo, através de uma maquete feita com isopor figuras ilustrando o joio e trigo, plantadores, um celeiro e uma fogueira, tudo feito em papeis fixados através de palitos dentais. Assim as crianças farão a encenação de separar o trigo, guardar no celeiro e queimar o joio na fogueira. Com essa encenação mostraremos às crianças que será desta mesma forma que Deus fará conosco.
Deus vai separar os que verdadeiramente o louvam daqueles que são falsos. 


Tema: Será entregue para as crianças o dizer bíblico chave em formato de trigo com um pirulito, para que leiam com sua família em casa.



Rua Jacob Luchesse, 2483 B. Santa Catarina Caxias do Sul – RS
Apóstolo Daniel e Daniele Viganó
Coordenadora do Ministério da Rede de Crianças e Juniores O Desafio: Missionária Joelia Mattos Pichetti.


           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.