Plano de aula – Juniores - A Bíblia ainda Fala.



Igreja Caminho Pleno –
Rede crianças e juniores – O Desafio.
Turma: Juniores                                                    Classe: Gaditas
Prof.ª: Kelem                                                    Data: 16/02/2014

Louvor: Na minha liberdade
Oração:                                                                              Frequência:
Recados: Trazer a Bíblia e fazer as tarefas de casa.
Fontes:  Bíblia de Estudos para Crianças,  Revista Papo família, adolescentes, Bíblia Eletrônica.

Anexos:
Momento da oferta:
Objetivo: Entender a importância do amor e da presença do Espirito Santo na vida de cada um de nos.
Conteúdo: A Bíblia ainda fala
Versículo Chave: “Ele é como arvore plantada junto a corrente de aguas, que, no devido tempo, da o seu fruto”. Salmo 1.3
Metodologia do versículo:
Procedimento Metodológico:
Para iniciar a aula dividirei a turma em dois ou três grupos, a medida que eu for passando o estudo irei fazer perguntas sobre o mesmo, e um integrante de cada equipe devera vir a frente e responder, isto é nunca poderá ser o mesmo aluno ou a resposta não valera.

Hoje em dia queridos muitas pessoas estão preocupados com o sobrenatural ... mas vocês sabem qual o sobre natural? Quem sabe quais são?  Consultando horoscopo, oráculos e gurus; outras procuram respostas nos búzios, nas runas ou taro, ou até acreditam que o futuro pode ser lido na palma da mão ou em cartas. É fácil encontrar casas com avisos de consultas esotéricas e adivinhações não é? Sabem o que é isso? Ok. E tem aquelas pessoas que ficam assistindo filmes de espíritos e demônios que nada mais é do que um encontro marcado com forças malignas sobrenaturais. E todos os que buscam estas coisas estão sendo enganados pelo príncipe maligno que todos sabemos quem é não sabem?
E sendo assim Deus nos mostra através de sua palavra (Bíblia) a oportunidade de encontrar  e conhecer o seu verdadeiro sobrenatural .
O Senhor sempre quis e ainda quer se comunicar com cada um de nos vocês creem nisso? E sabem como? Isto mesmo através da Sua Palavra. Na lição passada vocês lembram o que foi passado? Foi como Jesus citou o antigo testamento certo? E que a Bíblia é sempre atual. Não é a voz do Espirito Santo no passado ou é? Não né, é ele falando conosco hoje... por meio do que foi registrado. A Bíblia é uma palavra viva e sempre renovada, pois podemos ler o mesmo versículo varias vezes, mas sua interpretação nunca será a mesma, pois o Senhor sempre tem algo novo a renovar em nosso coração Amém....
Abram lá em Hb 4,12. Viram como ela se torna a nossa principal defesa em tudo.
Quem aqui já assistiu a um filme mais de uma vez.... e na segunda vez você entendeu melhor que na primeira e assim vai se sucedendo a diferença e a palavra de salvação, quanto mais a lermos mais entenderemos o quanto Nosso Pai nos ama e quer nos dar o presente maravilhoso de nos mostrar seu amor a sua convicção e fé através de sua palavra. Paulo explica isso em Rm 10.17 “a fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo”. Muitas pessoas ouvem ou leem a palavra de Deus reconhecem o pecado e entendem que precisam aceitar a Jesus, e por isso estamos aqui aprendendo para que possamos ajudar a estas pessoas a entender também Amém.

A Bíblia fala aos crentes
Queridos vocês sabiam que se lermos a Bíblia diariamente teremos um novo relacionamento com Deus? E ainda mais vamos crescendo em Cristo, como diz Paulo em 2Cor 3.18 “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”
E para seguirmos a Cristo e ficarmos parecidos com Ele precisamos ler e obedecer a Sua palavra e sermos imitadores de Cristo. Será que eu poderia dizer como Paulo em 1cor 11.1 Podem me imitar porque eu estou imitando a Jesus.
Para isto devemos sempre nos perguntar: o que Jesus faria se estivesse em meu lugar? Mas como saber a que filmes ele assistiria? Que games ele jogaria? Que amigos ele escolheria? Que festa frequentaria? Será que Jesus faria alguma destas coisas? Isso nos só saberemos as respostas se estudarmos sua palavra. Será que Jesus faria alguma destas coisas?
Sera que vocês estão refletindo Jesus Cristo em suas atitudes com seus pais , com seus colegas, amigos etc....?
 Como introdução do próximo tópico iremos ler salmo 1,3 e Gálatas 5 22-23, e fazer uma arvore grande com uma folhagem bem viva (‘Ele é como arvore... que, no devido tempo, da o seu fruto e cuja folhagem não murcha”. Sl 1.3). Pode ser em um cartaz. Recorte nove frutos grandes (ex: formato de uma laranja), em que você possa escrever uma qualidade do fruto do Espirito Santo em cada um. Escolha um aluno para ficar com o dicionário e, a medida que você for lendo Gálatas 5 22-23, ele deve conferir o significado das palavras mais difíceis. Fixar cada fruto na arvore conforme for lendo e apresentado. O fruto do Espirito Santo em nossa vida é um maravilhoso presente de Deus o qual nos aproxima de sua intimidade nos tornando verdadeiros em amor a Cristo.
A Bíblia abençoa ainda Hoje.

Devemos ter prazer em ler a Bíblia queridos. O Salmista afirma que se tivermos prazer na palavra de Deus e cultivarmos o habito de meditar no que ela diz, colheremos muitas benças(Sl 1.2-3).

O adolescente crente que tem prazer na leitura da Palavra de Deus:

* Produz fruto: Sl 1.3 pois é pela leitura que o crente se tornara capaz de produzir o fruto do Espirito. (mostrar itens frutos da arvore). E assim nos tornamos exemplo influenciando a outras pessoas a conhecerem o motivo de tanta alegria e paz.
O fruto do espirito é produzido em sua vida? Queridos não basta ter grandes e emocionantes experiências com Cristo, se não estivermos firmes com Ele, pois assim não teremos chances de vencer as grandes tempestades que temos nos dias de hoje não é?

Você  vive uma vida Crista de altos e baixos, dependendo sempre de experiências emocionas? Ou esta firme no Senhor, ouvindo Sua voz pela Sua Palavra, a Bíblia?
Digam-me uma coisa como vocês definem alguém bem sucedido? Qual o verdadeiro significado de sucesso na vida baseado nos padrões bíblicos. O sucesso do crente esta nas prioridades em sua vida mas quais são elas?
Ler Mateus 6:33 e deixar reavaliarem as prioridades. Lembre-os que para conhecerem o verdadeiro sucesso precisam conhecer bem a Bíblia e assim deveremos começar agora.

Para o próximo tópico distribua folhas de papel e lápis ou canetas para todos. Proponha que cada um escreva como estão distribuídos os horários da rotina diária de afazeres 2º a 6ª feira.


Horário
O que faço
Horário
O que faço
6h 20m
Acordo tomo café
14h – 15h
Aula de inglês
7h
Entro na escola
15h – 16h 45
Jogo games
7h ate 12h
Aulas
17h – 20h
Assisto tv
12h 30m
Almoço
20h
Janto
12h 50 – 13h15
Lavo a louça
21h – 22h
Faço tarefa/estudo
13h 15 – 13h 45
Cochilo
22h30
Tomo banho/durmo





Combinar 5 a 10 min para a tarefa.

Perguntar quem tem separado um horário e lugar para ler a Bíblia e orar?
Vamos organizar juntos um tempinho por dia para que possamos honrar e nos aproximar ao nosso maravilhoso Deus.
Apenas precisamos escolher um HORARIO um LUGAR e um METODO. Amem.

Para a Bíblia falar você precisa Ler

Então lermos a Bíblia todos os dias não é fácil certo. Mas nos crentes que cremos em Deus precisamos nos esforçar, pois sera recompensador e apaixonante.
Quem aqui gosta de games?? Quem gosta de ir ao shopping? Quem gosta de passear? Tenho certeza que quanto mais vocês fizerem estas coisas mais vão querer e gostar não é?

Ler a nossa querida Bíblia é assim, vejamos algumas dicas para se tornar mais fácil:
1 Escolha um horário: tantas vezes dizemos eu não tenho tempo.... mas dai olha pra tv e ta passando aquele filme legal, ou aquele futebol, ou aquele programa favorito dai tem tempo né..... vamos marcar um horário fixo.... e cumpri-lo todos os dias... sem desistir o que acham?

2 Escolha um lugar: muitas vezes precisamos de um cantinho especial para nos concentrar em que estamos fazendo não é?

3 Escolha um método: muitos querem ler a Bíblia em um ano (ótimo) mas começam em Genesis quando estão em levíticos já desistem, outros abrem em qualquer lugar e não entendem nada querem tirar a sorte, outros só querem ler Salmos ou evangelhos.... e assim por diante.
Por isso precisamos escolher um método, a revista ADOLESCENTES tem leituras diárias que poderão ajudar você a chegar ao seu objetivo sem ser cansativo e tem trechos selecionados para cada dia. Ou você pode escolher outros métodos também como ficar melhor para você, na internet conseguiram vários métodos que nos facilita muito, o importante é você não desistir e seguir seu objetivo. Amem.


Tema: organizar um método escolhido de leitura e começar esta semana, e na próxima aula entregar para professora contando como foi sua experiência.

Avaliação: Terminar a contagem dos pontos das equipes com mais três perguntas:
1)   A Bíblia falou no tempo de Jesus, dos profetas, ela fala ainda hoje? De que forma?
2)   O que precisamos fazer ou mudar para a bíblia falar conosco?
3)   Quais são as nove palavras que definem o fruto do espirito Santo?



Concluir com com a passagem de Js 1.8, e a premiação de 1º 2º e 3º lugar os honrando cara equipe com um brinde pelo seu desempenho e dedicação.

Oração final



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.