Plano de aula - Juniores - Deus responde às orações.

Igreja Caminho Pleno –
Rede crianças e juniores –
O Desafio.
        Turma: Gaditas                                             Classe:Juniore
 Profª:Leidy Bittencourt                                        Data: 02/03/14
  

Plano de Aula


Louvor: Escuto e proteção.
Oração:                                                                              Frequência:
Recados: Trazer a Bíblia, saber a senha da próxima aula e fazer os temas, trazendo-os na próxima aula.
Fontes: Revista Fique ligado, Guia do Professor, editora Cristã Evangélica; EIRAS. Barbosa Denise & Suélen. Dinâmicas, jogos e Brincadeiras. Editora Santos, Bíblia das Descobertas; You tube; http://www.missaojovem.org/biblia-online/;http://jovensadoradores-blog.webnode.com.br/biblia-online/;http://www.blogdacrianca.com/biblia-online-para-adolescentes/;http://www.atendanarocha.com/2013/07/quando-deus-diz-nao.html; http://www.youtube.com/watch?v=SBVm8pkc0H8;
Anexos:
Momento da oferta:
Objetivo: Que cada junior possa ser capaz no final do estudo de saber que Deus diz não, sim ou espere, sentir que suas atitudes erradas, prejudicam a comunhão com Deus e poder agir para melhorar quando auto se avaliar e ver que esta errado, tanto orando como agindo.
Conteúdo: Deus responde às orações.
Versículo Chave: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjd6cdDg4k_O7Mug1olnV76ysu70ZgSXJT1qGXNZHRF7EwkH6O6hxdQ5taUXIZR6XKlWZ7uAnGEQIuLs8VUcGZduyce4zvj3RGQeYb2myjp7lpaLTpcQCfj9JRYN0oxdnsqYv4tGuQHksJv/s1600/Jeremias-33%252C3.jpg
Metodologia do versículo: Recortar a imagem do versículo como um quebra cabeça e cada junior terá que monta-lo e ler duas vezes e falar uma sem olhar.
Procedimento Metodológico:
Você já fez essas perguntas?
Por que muitas vezes oro e Deus não responde as minhas orações? Porque  muitas vezes Deus não me da o que eu quero? Existem obstáculos na minha vida que impedem a Deus de responder as minhas orações? Quais serão elas?

Se você já fez essas perguntas, fique calmo, você é normal e aprenderá hoje que Deus sempre responde nossas orações, às vezes Ele dirá sim, outras não e outra espere.
Na aula passada a profe falou sobre o que?(espere os juniores responder)
A lição era que devemos orar pra que seja feita a vontade de Deus, uma das características da oração, vamos relembrar? Orar com Fé, orar no nome de Jesus e orar conforme a sua vontade, correto?
Muitas das vezes não sabemos o que é melhor para nós, mas Deus sabe  eEle sempre nos dará o melhor, mesmo que o melhor seja um NÂO ou um ESPERE, mas isso não quer dizer que ele não me ama, apenas que esta preocupado em me dar o melhor.
Assim também é com os nossos pais, alguém aqui já recebeu um NÂO ou ESPERE dos Pais.( Deixe os juniores brevemente relatarem cada situação e va complementando o que Ele disse com o estudo).
Se quando oramos com as 3 características entenderemos e aceitaremos o não e ou espere de Deus, não ficaremos dodóis.
Às vezes Deus também esta nos testando para ver até onde seremos perseverantes, quem aqui já ouviu a história da viúva e o Juiz( Lc 18:1) ou história que esta esta em LC 11:5-10, vamos ler.

Dinâmica 1:
Vamos procurar na Bíblia exemplos de pessoas que oraram e Deus respondeu com Espere ou não.
2Sm 12:13-15 – David
2 Samuel 12.1-18 - David
Lc 1:5-13 – Zacarias

O não de Deus
Moisés - O que viu o mar se abrir, sinais e maravilhas, na saída do Egito em direção a Terra Prometida. Um dia ele  feriu a rocha , quando deveria ter apenas falado a ela para jorrar água. O Salmo 106: 33 diz: "Deus se indignou com Moisés porque ele falou imprudentemente aos filhos de Israel”. Moisés errou e não mais foi capaz de pisar os pés na Terra Prometida, apesar de ter orado a Deus mais de uma vez para entrar nela. Sabem o que Deus respondeu para ele? “chega Moisés, não me fale mais nesse negócio, não vais entrar lá, se conforme com isso” Deuteronômio 3: 25-26.

Aqui o não de Deus veio como resultado da desobediência de Moisés. Alguns não's, chegam para nós também nessas condições. Ferimos pessoas, desobedecemos ao Espirito Santo, desprezamos Jesus e perdemos de conquistar coisas importantes: "Todavia o meu justo vivera pela fé, se retroceder, nele não se compraz minha alma". (Hb 10:38).

Certa vez Moisés também orou para Deus curar sua irmã Miriã da lepra,  e ouviu como resposta: “ Não Moisés, agora não, ela ficará leprosa por mais um tempo, depois resolvo isso”  Números 12:13-14.

Quantas vezes já oramos pela cura de alguém e a pessoa continuou doente? Quem sabe Deus está a dizer: " agora não, preciso realizar algumas coisas na vida dessa pessoa, resolvo mais tarde, no tempo oportuno”. O que nos cabe é interceder e colocar nas mãos do Senhor,  que poderá curar através de sinais e maravilhas ou via medicina, ou ainda,  Ele pode não curar e a pessoa morrer da enfermidade.

È por isso que a melhor escolha sempre é manter a comunhão e a fé em Deus, em qualquer tempo e para qualquer resposta, sabendo que o possível foi feito por nós, mas o impossível, somente Deus poderia fazer.


Jó – Era integro e fazia holocaustos contínuos a Deus por sua família, tamanho era o cuidado e o amor que tinha para com todos. Ainda assim, seus filhos morreram de forma trágica e Jó padeceu horrores! E aqui sabemos qual a causa de todos os males da vida desse homem: a ação do diabo como forma de desviá-lo do caminho da salvação.

Onde foram parar as orações  de Jó por sua família? Alguma vez você já se perguntou o que acontece com suas orações? Por que parecem não ser ouvidas? Deus estava atento a cada palavra de Jó, as ditas e as não ditas e mesmo com toda desgraça, Deus estava agindo na vida de seu servo para lhe dar o melhor. Jó precisava continuar acreditando, sendo fiel a Deus, mesmo sob a pressão do mundo que lançava julgamentos precipitados e distantes dos de Deus.

 “Clamo a ti, porém, tu não me respondes; estou em pé, porém, para mim não atentas.” Jó 30:20

O estar de pé, significava urgência, pressa, desespero. Mas Deus estava em silêncio a dizer: “Agora não, Jó. Aguarde mais um pouco, estou atento, você não está orando em vão, vou recompensá-lo”.

Orar nunca será vão. Jesus mesmo disse:  "Pedi, e dar-se-vos- a; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?" Mateus 7:7-9

Orando e a situação continua ruim? Ela poderia está muito pior, sem oração. Deus está trabalhando, ainda que não se perceba.

Poderia prosseguir contando muitos outros casos Bíblicos sobre o não de Deus, mas creio que o Espirito Santo de Deus cumprirá o propósito da mensagem na vida daqueles que estão perseverando em servir a Jesus em um modo digno e honrado de vida. E para os que ainda não creem no Evangelho, oro para que o tempo da restauração chegue as vossas vidas em reconhecimento de que em Deus se encontra toda justiça e Salvação.

Experiências pessoais

Dinâmica 2 COLAGEM
Material:
Cartolina, jornal, cola, tesoura, pincel atômico, tesoura, etc.
Como Fazer:
O professor explica em que consiste a colagem: é um cartaz feito por diversas pessoas, com recortes, fotos, ou outros, para comunicar o que pensam estas pessoas sobre o determinado tema, no nosso caso serão os obstáculos que nos afastam da resposta de Deus.
Buscam fotos, recortes, letras de jornais e revistas ou outros para expressar o que discutiram. Colam tudo numa cartolina.
As diferentes colagens são apresentadas em plenária e discute-se o que cada colagem quis dizer.
As pessoas que fizeram a colagem podem complementar as interpretações, se for preciso.
Ódio  - Is 1:15  Deus, não ouve a oração do assassino, Talvez você pense assim, Eu nunca matei ninguém, mas a Bíblia ensina que  1Jo 3:15, Portanto, se há no nosso coração algum ódio contra qualquer pessoa, nossas mãos estão manchadas de sangue e Deus não nos ouvirá. Primeiro é preciso que haja reconciliação e depois oração. (MT 5:21-24)
Pecado – Is 59:2- Quando mantemos pecados não confessados em nossa vida. Deus não ouve a oração. Veja, ainda. Sl 66:18 Se nossa atitude for favorável ao pecado, Deus será desfavorável a nós.
Mau relacionamento familiar – 1 Pe 3:7 O desajuste familiar bloqueia os ouvidos de Deus. A oração do casal será impedidas se algo estiver errado no casamento. A oração dos pais e dos filhos, também será impedida se não houver um bom relacionamento entre eles.
Desobediência  - Pv 28:9 – Em Jo 15:7, Jesus explica a condição para as orações serem ouvidas: Obediências Se não ouvirmos a palavra de Deus. Ele não ouvirá a nossa oração. Ouvir a Lei significa ouvir para obedecer. Portanto, a desobediência é um obstáculo as nossas orações.
Falta de amor – Pv 21:13, na ultima ceia Jo 13 e 17. Jesus ensina a orar em seu nome e repete 10 vezes o mandamento de amar uns aos outros como condição para as orações serem ouvidas.(jo 13:34, 35;14:14,15,21,23,24) A falta de amor impede as orações.
Espirito ganancioso – Tg 4:3 – Quando oramos com espirito gananciosos ou de forma egoísta, certamente não receberemos aquilo que pedimos. Quando oramos com o intuito mesquinhos, pensando em satisfazer um prazer egoísta, nada conseguimos.
A vida de oração pode nos dar experiências maravilhosas no Senhor. Deus tem um plano para nossa vida e a oração é um exercício espiritual que nos prepara para buscar e aceitar o que Ele tem reservado para nós.
A oração não é só pedir e receber, ela é um treinamento, um desenvolvimento e um amadurecimento espiritual.
Rm 12:2
Vocês lembram de Zacarias que falamos no inicio da aula, ele teve que esperar e do ponto de vista humano, sua oração

Tem um poema que não consegui descobrir o autor que fala assim:

Deus disse não

Pedir a Deus...

Eu pedi a Deus para tirar a minha dor.
Deus me disse não. Não cabe a mim tirá-la, mas a você desistir dela.

Eu pedi a Deus para fazer com que meu filho deficiente físico fosse perfeito.
Deus me disse não. Seu espírito é perfeito e seu corpo é apenas provisório.

Eu pedi a Deus para me dar paciência.
Deus me disse não. A paciência é um derivado de tribulações não é doada, é conquistada.

Eu pedi a Deus para me dar felicidade.
Deus me disse não. Eu lhe dou bênçãos. A felicidade depende de você.

Eu pedi a Deus para me proteger da dor.
Deus me disse não. O sofrimento lhe separa dos conceitos do mundo e lhe traz mais perto de mim.

Eu pedi a Deus para fazer o meu espírito crescer.
Deus me disse não. Você tem que crescer sozinho, mas eu lhe podarei para que você possa dar frutos.

Eu pedi a Deus todas as coisas para que eu pudesse gostar da vida.
Deus me disse não. Eu lhe dou vida para que você possa gostar de todas as coisas.

Eu pedi a Deus para me ajudar a AMAR os outros, o tanto que Ele me ama.
Deus me disse... Ahhh, finalmente você captou a idéia! "Ama ao teu próximo como a ti mesmo".


Tema: Continuar lendo o plano de leitura que a profe Kelen deu e quando terminar trazer com o nome do aluno com a data de inicio e fim da leitura.
Avaliação:  Pedir para os juniores responderem a seguinte pergunta: Quais são os obstáculos que nos impedem da resposta de Deus as nossas orações? Ele sempre responde Sim?
Dinâmicas 3. Com certeza e Fala sério.
DESENVOLVIMENTO: Cada pergunta é uma afirmação se estiver correta a resposta e Com certeza; se estiver errada a resposta deve ser fala sério. 

Fazer as perguntas abaixo e as crianças, jovens ou adultos precisam responder
 Fala sério ou com certeza. A cada pergunta o professor  deve aproveitar para dar a explicação a respeito do assunto.
Dica: Dar alguma retribuição para o aluno que acertar (1 bala ou pirulito, Bis etc).

Fala sério = errado 
com certeza = correto 

Perguntas e respostas:

Senha: At 2:42.E perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão e no partir do pão, e nas orações.
Oração final:
Anexo:


 Rua Jacob Luchesse, 2483 B. Santa Catarina Caxias do Sul – RS
Apóstolo Daniel e Daniele Viganó
Coordenadora do Ministério Infantil: Missionária Joelia Mattos Pichetti.

Comentários

  1. Parabéns, esse estudo é muito edificante, tem uma liguagem acessível e tras assuntos interessantes. obrigada por publicar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.No final da lição tem uma dinâmica, fala sério ou com certeza, poderiam me informar quais são as perguntas? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.