Plano de aula - Crianças - Pai e Filhos Juntos Novamente

Igreja Caminho Pleno
Rede crianças - O Desafio
Turma: 3 a 5 anos                       Classe: Crianças
Profe: Daniela e Marta               Data;09/11/2014

Plano de Aula

                Louvor;Rep da família Diante do trono
                Oração: Será realizada em sala de aula.
                Recados: Lembrar os pais de trazer a almofadinha com o nome da criança.
                Anexos: Fotos
                Momento da oferta: Louvor da viuvinha [Aline Barros].
                Objetivo: Ensinar as crianças que devemos perdoar.
                Conteúdo: Pai e Filhos Juntos Novamente
                Versículo chave: "Honra a teu pai e tua mãe..." Êxodo 20:12.
             Metodologia do versículo: Faremos um coração feito em EVA e no centro dele será anexado uma cruz feita em Eva. Esse coração representará o amor de Jesus por nós e a cruz representa que por nosso pecados ele morreu e a representação que Jesus foi fiel ao seu pai até a morte.
                Procedimento metodológico: Para contarmos a história usaremos pequenos bonecos feitos de cubos de papelão todos caracterizados com os personagens serão feitos 13 bonecos e também para o visual, e duas cestas, uma com pães simbolizando a fartura e a outra vazia simbolizando sete anos de seca.
                Introdução: vocês se lembram da história que contamos sobre os filhos de Jacó? Quantos filhos ele tinha. Jacó tinha 12 filhos, mas eles não eram muito unidos, eram briguentos, ciumentos e mentirosos. Por causa da inveja, o que eles fizeram com José? Eles o venderam; que coisa triste José foi levado para o Egito como escravo e comprado por Potifar, um homem rico e importante no país.Voceis se lembram da lição passada, quando Deus disse que estaria com Jose e faria dele um grande homem? Jose tinha algo muito importante em sua vida-a benção de Deus era um homem forte e inteligente e em tudo que fazia Deus o ajudava. Por isso o patrão o colocou como seu ajudante particular. Jose tomava conta da casa de potifar e cuidava de tudo o que era dele.   Durante o tempo que Jose passou no Egito, teve muitas benção de Deus, mas também sofreu muitas perseguições e tristezas. Ele até chegou a ser preso, mas nunca deixou de amar a Deus e respeitar o próximo. Deus deu também a Jacó a capacidade de entender e explicar o significado de alguns sonhos. Certa vez, o Faraó do Egito (rei) teve um sonho e ficou muito assustado. Ele sonhou que sete vacas magras comiam sete vacas gordas e continuavam magras, e também sonhou que sete espigas de milhos secas e ruins comiam sete espigas de milho cheias e boas. Faraó ficou desesperado para saber o que queria dizer aquele sonho.
O copeiro do rei, que havia conhecido José na prisão, sabendo da aflição do Faraó, falou que José poderia entender e explicar o significado do sonho. O rei rapidamente mandou chamar José na prisão e contou o sonho. Na mesma hora, Deus mostrou a José qual o significado do sonho. José disse a Faraó que durante sete anos haveria muita fome, porque nada que fosse plantado nasceria. José teve uma grande ideia; ele disse para o rei que nos sete anos que houvesse muita comida deveriam guardar muito bem a comida para que pudessem se alimentar durante os sete anos de falta de alimentos.
Faraó acreditou em José, tirou da prisão e colocou-o como o governador do Egito; e José passou a ser um homem rico e importante. Nos sete anos de fartura, por ordem de José, o Egito guardou muita comida, pois sabiam que logo após viriam tempos de muita fome. Os outros povos não sabiam o que ia acontecer e nos setes anos de seca eles não tinham o que comer. A fome também chegou aonde a família de José morava, e eles foram ao Egito para comprar comida.
Quando José viu seus irmãos logo os reconheceu, mas eles não o reconheceram. Eles precisavam ir várias vezes e José nunca se revoltou. Até que um dia José contou quem ele era e seus irmãos ficaram com muito medo dele se vingar. José ao contrário, se mostrou disposto a ajuda-los, perdoa-los e a salva-los daquela grande fome. Mandou que chamassem seu pai e toda a família para morarem com ele. Imaginem a alegria de Jacó ao saber que José estava vivo e era um homem muito importante no Egito! Quando eles encontraram, ficaram emocionados e felizes por estarem juntos e saber que poderiam viver unidos como Deus quer que uma família seja.    
      
Conclusão; Os irmãos de José tinham medo de receber dele o mesmo mal que haviam feito. Mas José não fez isso. Ele os perdoou e ainda salvou as suas vidas . José pagou o mal com o bem se alguém lhe pedir desculpa ,você deve desculpar e assim que devemos fazer com as pessoas da nossa família e com todos os nossos conhecidos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
Avaliação, ou brincadeira: Professor faça algum gesto relacionados com os personagens da história e peça para as crianças adivinharem quem é o personagem. Se preferir faça dramatização.
                Tema: Pedir para que convidem um coleguinha para trazer na próxima aula.
                Lembrancinha para levarem para casa, contendo o versículo com um pirulito.



Rua Jacob Luchesse, 2483 B. Santa Catarina Caxias do Sul – RS
Apóstolo Daniel e Daniele Viganó
Coordenadora da Rede O Desafio: Missionária Joelia Mattos Pichetti

                         


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.