Plano de aula - Kids - A descida do Espírito Santo.

Plano de Aula
Professoras: Claudia Prux, Marta Lindorce e Taila Ignacio

Turma: Kids -3 à 8 anos  Data: 18/05/2014

Louvor: Alô - DVD Três Palavrinhas - www.youtube.com/watch?v=AVoFNNKoJuA
Oração: Orar com as crianças e orientá-las a repetir a oração em voz alta.                               
Frequência: Realizar em sala de aula.
Fontes: Revista Primário, Jesus - O Melhor Amigo. Editora Cristã Evangélica. Eiras Barbosa Denise e Suélen.
Dinâmicas Blog Tia Alê
Oferta: Falar sobre a importância de ofertarmos. Louvor da viuvinha e oração pelas ofertas.
Objetivo: Fazer com que as crianças compreendam que o Espírito Santo nos dá poder e nos encoraja a falar do amor de Jesus e também a confiar em Deus e agradecer por tudo que Ele nos dá, assim como fez o aleijado. 
Conteúdo: A descida do Espírito Santo; Pedro e o Aleijado.
Versículo Chave: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder.” 2 Timóteo 1:7; “Em tudo, dai graças” 1 Tessalonicenses 5:8
Hora da Lembrancinha: Bonequinho feito com palito de Picolé e chama de papel crepom na cabeça (representando as línguas de fogo sobre os discípulos) - Blog da Tia Alê – Lembrancinha Espírito Santo.
Procedimento metodológico: Após o momento da oração e oferta, deixar as crianças falarem um pouco sobre o que quiserem para acalma-las e após, passar o vídeo “Alô” – vídeo DVD Três Palavrinhas, para incentiva-las a prestarem atenção na historinha e abrir o coração para Deus. Então contar a historinha usando os fantoches e os personagens (vide imagens abaixo). Como avaliação de aprendizagem será realizado um desenho orientado, sobre o que aprenderam, e perguntas sobre o conteúdo com jogo da velha gigante e brinde para os que com a resposta certa ganharem o jogo.


                                        A descida do Espírito Santo

Certo dia os discípulos de Jesus se reuniram para conversar e orar juntos enquanto esperavam a vinda do Espírito Santo. Sete semanas depois da Páscoa, o povo Judeu celebrava a Festa de Pentecostes, que é uma festa de ação de graças pelas primeiras colheitas, e no domingo de Pentecostes, de manhã bem cedo, algo extraordinário aconteceu.           
Mais tarde, eles descreveram aquilo como um vento muito forte que veio do céu e encheu a casa toda com seu barulho. Então, pequenas línguas de fogo pairaram sobre cada uma das pessoas que estavam presentes. O calor e a vida que Jesus sempre trouxera consigo surgiram neles outra vez, e eles souberam que o prometido Espírito Santo tinha vindo viver dentro deles para sempre.
Eles explodiram de alegria e começaram a proclamar em voz alta sua gratidão e seu louvor a Deus, falando em outras línguas. Enquanto isso, uma grande multidão tinha se juntado do lado de fora do local onde os discípulos estavam. As pessoas haviam visto e ouvido alguns dos estranhos acontecimentos e estavam curiosos para saber o que acontecia.
Quando os discípulos saíram, ficaram ainda mais espantados. Todos os que estavam presentes, fosse qual fosse o país de onde tivessem vindo, compreendiam perfeitamente o que os discípulos diziam, enquanto eles louvavam e agradeciam a Deus pela maravilhosa dádiva que tinham recebido.
­- O que terá acontecido à eles? Perguntavam-se as pessoas umas às outras.
Mas, alguns dos presentes não estavam impressionados e diziam:
- Eles devem estar bêbados!
Pedro então decidiu explicar:
- Ouçam todos... Não estamos bêbados! Foi o Espírito Santo que nos deu poder para falar na língua de cada um de vocês. 
 Pedro continuou contando coisas maravilhosas a respeito do Senhor Jesus. Explicou que embora alguns dos homens que estavam ali, entre as multidões, O houvessem crucificado, tudo fazia parte do plano de Deus. Falou ainda que Jesus era filho de Deus, e por isso ressuscitou três dias depois de Sua morte.

- E enquanto Pedro falava, sabem o que acontecia?
O Espirito Santo além de ajudar a Pedro e os outros discípulos a dar testemunho de Jesus, também trabalhava no coração das pessoas, para que elas entendessem sobre o que estavam falando e cressem no que ouviam.
Quando Pedro acabou de falar aconteceu algo muito legal... Quase três mil pessoas foram salvas pois, acreditaram em Jesus e o receberam como Senhor e Salvador da suas vidas, o que fez com que a igreja crescesse rapidamente.

- Que coisa boa né? Mas pera aí... quem é o Espírito Santo?
Ele é Deus, assim como Jesus também é, mas o Espírito Santo não possui um corpo, por isso não podemos vê-lO ou tocá-lO, mas podemos senti-lO, Ele vive em cada um que reconhecer Jesus como Senhor e Salvador, dando-lhe nova vida.

- Vocês lembram da ordem quer Jesus nos deu?
A ordem é para que falássemos do amor de Deus para as outras pessoas. O Espírito Santo é que nos ajuda nessa tarefa, Ele nos dá poder, assim como deu aos primeiros discípulos.

Pedro e o Aleijado

Alguns dias depois da descida do Espirito Santo, Pedro e João estavam indo ao templo para orar, como era de costume, quando ouviram uma voz chorosa:
- Dê-me uma moeda Senhor!
Eles olharam para o homem infeliz agachado no chão, que já a muito tempo encontrava-se daquele jeito, pois nunca tinha podido caminhar. Seus amigos o carregavam todos os dias para aquele lugar, para mendigar aos que iam ao templo orar.
Quando Pedro e João pararam, o pedinte olhou-os cheios de esperança.
- Não tenho nenhum dinheiro para lhe dar, disse Pedro, mas eu lhe darei o que tenho. Em nome de Jesus Cristo, eu lhe ordeno que levante e caminhe!
Primeiro ele caminhou, depois começou a correr e pular, puxando Pedro e João consigo para o pátio do templo. As pessoas correram para ver o que havia acontecido ao mendigo que conheciam tão bem.
- Não fiquem ai parados, olhando para nós, disse-lhes Pedro.
- Não fomos nós que o curamos! Foi o poder de Jesus, nosso Senhor, que o curou. A fé nele deixou este homem saudável.
Certos líderes religiosos também estavam escutando e, em pouco tempo, alguns dos malvados guardas do templo capturaram Pedro e João e os jogaram na prisão, por ordem do Conselho.
Na manhã seguinte, foram interrogados.
- Quem lhes deu o direito de agir assim? Perguntaram-lhes os membros do Conselho.
- Foi o poder de Jesus que fez com que o mendigo ficasse bem e com saúde, respondeu Pedro. - Aquele que vocês desprezaram e mataram, mas que Deus devolveu a vida. Ele é o único enviado para nos salvar e resgatar a todos.
- Não preguem mais sobre Jesus, ordenaram os religiosos.
Pedro perguntou:
- A quem vocês acham que nós deveríamos obedecer, a vocês ou a Deus? Não podemos parar de falar sobre Jesus. Tudo o que dizemos a respeito dele, ouvimos e vimos diretamente.
Relutantemente, o Conselho os deixou partir em liberdade.

- Puxa!! Pedro e João foram realmente corajosos, vocês não acham?
Eles não tiveram medo das ameaças daqueles homens importantes e continuaram falando de Jesus e sendo testemunhas.



·         Cenário para o Visual: Rolo de papel higiênico, Papelão, palitos de picolé, EVA e Papel seda vermelho, alaranjado e amarelo.

 






Como fazer fantoches com caixa de leite:
Para fazer esse fantoche você vai precisar de:
  • caixas de leite longa vida
  • lã ou papel crepom 
  • cola quente
  • eva
  • fita crepe ou durex
  • tesoura

1)     Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,
2)     Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura

3) Cole com uma fita crepe as abas e encape com EVA ou outro tipo de papel.
E na parte interna, cole EVA vermelho .
4) Pronto... Ficou assim! Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os.
Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.