Plano de aula - Kids - Deus não se brinca.

Plano de Aula
        Professoras Juliane Vieira,Daniela Milde e Marta Lima
         Turma 3 á 8 anos  Data 25/05/2014

 
Louvor: “ Mentira to fora (Tatiane Lopes Cd adorar)  ywwwoutube.com/watch?v=MDmYJI3U13Y
Oração:                                 Freqüência:  Realizar em sala de aula.
Recados: Pedir para que tragam um amiguinho visitante no próximo domingo.
Fontes: Revista primário, Jesus meu melhor Amigo. Editora Cristã evangélica.
Youtube MIDINHO Ananias e Safira http://www.youtube.com/watch?v=HkiO7rjGYdU
Anexos: Fotos
Oferta: Louvor da viuvinha, falar dos princípios de ofertar.
Objetivo; Levar a criança a entender que nunca vai conseguir enganar a Deus, porque Ele conhece seu coração.
Conteúdo: Com Deus não se brinca!
Versículo Chave: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba” – Gálatas 6:7
Metodologia do versículo; Para que as crianças entendam melhor faremos uma encenação com dois bonecos (tipo Barbie e Ken) representando Ananias e Safira. As vestes deles serão representadas como era na época. Juntamente com os bonecos usaremos um saco de pano pequeno com algumas moedas dentro para representar a venda da casa (tipo um saco de jóias) para que fique no tamanho ideal conforme foto do anexo. Os bonecos dialogarão encenando a historia, contando que Deus esteve presente em todo o tempo e viu suas mentiras.
Procedimento metodológico;  Depois de contarmos a historia de Ananias e Safira passaremos a historia, que será reproduzida em forma de cinema. Usaremos o vídeo do Midinho que  conta que nos dias de hoje é muito comum mentir  mas que também temos as conseqüências da mentira. Será passado em um televisor e para dar realidade ao cinema serviremos pipoca e suco. Em seguida faremos algumas comparações entre a história e o filminho, fazendo perguntas sobre o que aprenderam com tudo o que viram.  
                                       COM DEUS NÃO SE BRINCA!
  I- A igreja cresce:
 Todos os que criam em Jesus estavam sempre juntos, porque gostavam de conversar, orar e louvar a Deus. Eles ainda não tinham uma igreja para se reunir, então faziam reuniões em suas casas.
Eles eram tão unidos que repartiam entre si tudo o que possuíam. Assim ninguém tinha necessidade de nada. Muitos vendiam suas propriedades e traziam o dinheiro para os discípulos, para que repartissem com todos, de acordo com a necessidade de cada um. Todos gostavam muito de estar ali juntinho aprendendo sobre Jesus. No meio das pessoas que participavam desse grupo, existia um homem que se chamava José, ou Barnabé, como muitos o conheciam. Ele era muito bom e amava Jesus. Um dia Barnabè resolveu vender o terreno que possuía  e deu tudo para os apóstolos, para que eles dividissem com todos. Ele fez isso de coração sem que ninguém pedisse.
Certamente Deus ficou muito feliz com que ele fez, por que a bíblia diz que: Deus ama a quem da com alegria.A Bíblia diz que todos falavam muito bem daqueles primeiros cristãos e cada dia aumentava o numero de pessoas que recebiam a Jesus como Salvador.

       II- Ananias e Safira mentem
 Mas agora vou lhe contar uma historia muito diferente dessa, uma historia triste e que acabou mal.
Havia um casal entre os novos cristãos. O nome do marido era ANANIAS e o da esposa era SAFIRA. Eles tinham visto a maneira em que os cristãos viviam e como vendiam e repartiam o que tinham. Eles ficaram com vontade de fazer a mesma coisa mas...infelizmente, queriam fazer isso por uma razão errada, errada, queriam se mostrar para os outros, queriam receber elogios. E assim venderam um terreno, pegaram o dinheiro e resolveram fazer uma coisa terrível: ficaram com uma parte do dinheiro para eles e combinaram de mentir para os apóstolos, dizendo que estavam dando todo o dinheiro que receberam na venda. Quando Ananias chegou com o dinheiro para entregar aos apóstolos, Pedro lhe disse: “Por que você deixou Satanás dominar seu coração dessa forma¿ Por que mentiu ao Espírito Santo¿ Porque foi que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda do terreno ¿antes de você vender o terreno, ele já era seu. Então porque resolveu fazer isso¿ Você não mentiu a seres humanos você mentiu à Deus!’’
Logo que Ananias ouviu isso, caiu morto. Pedro sabia de tudo o que estava acontecendo, por Deus fez com que ele soubesse.
Depois de três horas, chegou Safira, sem saber o que havia acontecido a seu marido, e mentiu do jeitinho como haviam combinado. E assim como ele, ela também morreu.
Que coisa terrível, vocês não acham¿ Eles acharam que podiam mentir e enganar a Deus. Será que eles não sabiam que Deus tudo vê e tudo sabe¿ Eles queriam se mostrar e ser importante e não se lembraram de que Deus vê os corações. Que pena.
*A mentira do casal, Ananias e Safira, constituiu em simular que deram tudo; quando só haviam dado uma parte. Queriam gozar de boa reputação entre os irmãos, mais do que aquela que faziam jus.
*A morte deles foi ato dele e não de Pedro e teve o designo de tornar um exemplo, para todos os tempos, do desagrado de Deus pelo pecado da cobiça e da hipocrisia religiosa.

Avaliação: As crianças receberão uma folha com um desenho para pintar, metade da folha tem a imagem da historia e a outra metade tem uma imagem de crianças mentindo. Também será usada como reforço para a explicação.

 Tema: Compartilhar com os pais e irmãos sobre o que aprenderam da aula dada.  E decorar o versículo chave que será entregue a cada criança.
Anexos:


Vamos ver alguns momentos desta aula.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.