Plano de aula - Kids - Pedro na Cadeia.

Igreja Caminho Pleno
Rede crianças - O Desafio

Turma: 3 a 8 anos                               Classe:Adão
Prof°: Daniela, Juliane e Marta          Data:22/06/14


Louvor:  Orai por todas as crianças (Fernanda Brum)
Oração: Será realizada em sala de aula.
Recados: Lembrar as crianças que devemos estar sempre em comunhão com Deus e orando pelos coleguinhas.
Fontes: Revista Primário, O Começo da Igreja. Editora Cristã Evangélica. Guia do professor.
Anexos: Fotos
Momento da oferta: Louvor da viuvinha –( Aline Barros).
Objetivo: mostrar que devemos viver na prática da oração, depositando toda nossa confiança  em Deus.
Conteúdo: Pedro na Cadeia.
Versículo chave:"...orai uns pelos outros..." - Tiago 5:16
Metodologia do versículo: Formar um circulo com as crianças e dizer que uma profe falara uma frase, no ouvido da criança que esta na ponta do circulo. O objetivo da brincadeira é que a criança repita a frase no ouvido de seu colega do lado, seu colega fará o mesmo e assim sucessivamente, todos repetirão até que a criança da outra ponta tenha ouvido a frase. Para terminar, a ultima criança diz em voz alta o que ouviu de seu colega. Então todos repetem a frase juntos: orai uns pelos outros - Tiago 5:16
Procedimento metodológico: Iremos fazer a encenação da história em forma de teatro, com as professoras.
Introdução: Vimos, na lição anterior, como Deus foi bom para Cornélio, respondendo sua oração.
A igreja em Jerusalém estava sempre em oração, pedindo a Deus que cuidasse dos apóstolos, pois eles estavam correndo risco de vida.
As autoridades dos judeus voltaram a perseguir os apóstolos. Infelizmente, a igreja vai perder alguém muito precioso.
I - Herodes Persegue Tiago e João
Herodes era um rei muito mau. Para agradar os líderes judeus, prendeu Tiago, irmão de João e mandou matá-lo com uma espada. A igreja perdeu mais um líder. Depois disso, mandou prender Pedro também.
O que vai acontecer com ele agora? Será que também vai morrer? Herodes tinha intenção de entregar Pedro para os líderes judeus, para ser condenado e morto. Certamente iriam fazer com ele o mesmo que fizeram com Estevão. Enquanto isso, havia vários irmãos reunidos numa casa, orando em favor de Pedro.
Você conhece alguém que  está em perigo? Quem sabe alguém que está em apuros, ou doente. Então comece a orar por ele. Com a  sua oração, Deus pode, de alguma maneira, ajudar aquele por quem você está pedindo.
II - Pedro na Prisão
Pedro foi colocado na prisão, acorrentado com dois soldados, um de cada lado. Vocês acham que Pedro estava preocupado com o que poderia acontecer com ele. Parece  que não, pois quando chegou a noite, ele dormiu, mesmo sabendo que no outro dia seria entregue aos judeus.
Então, aconteceu um milagre. Naquela noite, apareceu um anjo do Senhor e disse a Pedro:"Levanta- te depressa". As correntes que prendiam Pedro se abriram. O anjo continuou dizendo:"...vista a sua roupa, calce as sandálias, ponha a capa e siga-me". Pedro pensava que estava sonhando , mesmo assim obedeceu a tudo o que o anjo mandou. A prisão estava toda vigiada por guardas e as grades estavam trancadas. E agora como eles vão fazer? Eles passaram por todos os guardas, que continuaram a dormindo. Quando foram passar pelo portão, ele se abriu sorrindo. O anjo deixou Pedro numa rua onde já não corria nenhum perigo e desapareceu. Foi , então, que Pedro descobriu que aquilo não era um sonho, mas reconheceu que Deus o livrara da prisão.
Deus tem sempre um jeito especial para cuidar da gente. O salmo 34:7 diz: "O Anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que O temem, e os livra".
III - A Igreja em Oração
Lembram-se que alguns irmãos estavam orando por Pedro? Eles se reuniram na casa de Maria, mãe de João Marcos, amigo de Pedro.
Pedro resolveu ir a casa de Maria. Chegando lá, bateu na porta. Rode uma mocinha que trabalhava naquela casa, foi à porta e perguntou quem estava batendo. Pedro respondeu: Sou eu. Ela reconheceu aquela voz, então saiu correndo para avisar os outros. Quando ela disse que Pedro estava lá, ninguém acreditou. Achavam que ela estava ficando louca. Vamos ler Atos 12:15 -  E disseram-lhes: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.
Aqueles irmãos estavam orando, mas não estavam confiando totalmente no Senhor. Quantas vezes somos assim também. Quando formos orar, precisamos confiar totalmente no Senhor, em nada duvidando. Deus vai responder a Sua vontade.
Pedro continuava batendo. Então Maria e os outros foram à porta e abriram. Que surpresa! Era mesmo Pedro. Ficaram cheios de alegria, porque o líder deles estava vivo. Pedro disse para que todos ficassem em silêncio. Contou-lhes como o anjo lhe salvara e mandou dizer aos outros apóstolos que ele estava vivo. Depois disso, foi para outro lugar.
No outro dia, os soldados estavam apavorados. Pedro sumiu! E ninguém sabia onde ele estava. Herodes mandou procurar Pedro, mas não o encontrou. Então mandou castigar os soldados, achando que era culpa deles.
Depois desses acontecimentos, não se fala muito mais em Pedro no livro de Atos. Mas, certamente, ele continuou pregando o Evangelho por onde passava. Na bíblia, há duas carta de Pedro enviadas para os cristãos que foram expulsos de Jerusalém por causa da perseguição. Essas cartas instruem a todos nós cristãos, a crescer na vida espiritual.
Aplicação:  A bíblia nos ensina que devemos viver na prática da oração. Ou seja, não é para orarmos só quando estamos na igreja, mas em todo lugar, em casa, na hora da refeição, na hora de dormir, de manhã. Você precisa conversar com Deus  todos os dias. Não ore só pedindo coisas materiais, mas ore pedindo a sabedoria para entender a bíblia e coragem para dizer não às tentações. Agradeça a Deus por tudo que ele lhe tem feito. Louve- o por aquilo que ele é; um Deus poderoso, amoroso, que está sempre pronto a nos atender.
Avaliação: Será impresso o desenho dos irmãos reunidos orando por Pedro, para as crianças colorirem.
Tema: Pediremos para as crianças orarem durante a semana com suas famílias, para que possam viver na pratica da oração.




                                     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.