Plano de aula - Kids - Fiel até à Morte

Plano de Aula
Professoras: Claudia Prux, Marta Lindorce e Taila Ignacio

Turma: Kids -3 à 8 anos  Data: 01/06/2014

Louvor: Alô - DVD Três Palavrinhas - www.youtube.com/watch?v=AVoFNNKoJuA
Oração: Orar com as crianças e orientá-las a repetir a oração em voz alta.                               
Frequência: Realizar em sala de aula.
Fontes: Revista Primário, Jesus - O Melhor Amigo. Editora Cristã Evangélica. Eiras Barbosa Denise e Suélen. Lição 5

Oferta: Falar sobre a importância de ofertarmos. Louvor da viuvinha e oração pelas ofertas.
Objetivo: Mostrar para as crianças que aqueles que servem ao Senhor, as vezes, passam por momento de grandes aflições, porém, mesmo passando por algumas dificuldades vale a pena ser fiel a Deus, confiando nas Suas promessas. 

Conteúdo: Fiel até à Morte
Versículo Chave: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Apocalipse 2:10 
Hora da Lembrancinha: Palito com fitas representando as cores do Livro sem Palavras para motivar as crianças na evangelização de seus amiguinhos. Junto ao palito colamos o versículo chave dessa lição. Modelo retirado do Blog da Tia Alê.

Para lembrancinha:
·         Palito de Picolé;
·         Fita Mimosa – cores dourada, verde, preta, vermelha e branca;
·         Imagem da ovelhinha – pode ser substituída por rostinhos de EVA, por exemplo;
·         Cola quente.
·         Se optar pode cola o versículo bíblico na frente ou verso.



Procedimento metodológico: Após o momento da oração e oferta, deixar as crianças falarem um pouco sobre o que quiserem, para acalma-las, e após esse momento passar o vídeo “Alô” – DVD Três Palavrinhas, para incentiva-las a prestarem atenção na historinha e abrir o coração para Deus. Então começar a historinha usando o livro sem palavras (vide imagens abaixo) e depois prosseguir com a história de Estevão, onde teremos a hora do cineminha (com direito a pipoca), conforme link descrita abaixo.
Como avaliação de aprendizagem será realizado uma dinâmica com balões e atividade para colorir sobre o que aprenderam.
                                                                

Apresentação da Mensagem da Salvação, usando o LIVRO SEM PALAVRAS ou CORAÇÕES COM AS CORES DA SALVAÇÃO.
INTRODUÇÃO:
Eu tenho um livro muito legal e gostaria de mostrar a vocês. Esse livro não tem palavras. Só tem cores, mas as cores contam a história verdadeira e mais linda que vocês já ouviram. Esta história está na Bíblia, o Livro de Deus. Ele nos deu a Bíblia para que possamos aprender mais sobre Ele. Vocês gostariam de ouvir essa história?
 


PÁGINA VERDE
 

Professor: A cor verde nos lembra arvores, plantas, natureza... essa página verde lembra a criação, quando Deus criou o mundo, com toda sua natureza, onde tudo era perfeito e criou, também, o homem para habitar nesse lugar que parecia maravilhoso e nosso coração seria muito feliz, mas um dia.... o homem fez uma coisa muito feia e deixou Deus muito triste... Vocês sabem o que foi que o homem fez? O homem desobedeceu a Deus e isso é pecado!

PÁGINA ESCURA
  
Professor: Pecado é tudo que pensamos, dizemos ou fazemos que não agrada a Deus. O pecado tem causado sofrimento e tristeza em nosso mundo. Nossos corações se tornam sujos, tristes e feios através das coisas erradas que fazemos quando não obedecemos a Deus.
Você lembra algumas coisas que as pessoas fazem e que são pecado? (Deixar as crianças falarem)
Sim, essas coisas são pecados. E como já falamos, o pecado deixa Deus muito triste e nos afasta Dele, mas Deus é amor e então, Ele arranjou um meio de perdoar os nossos pecados e nos trazer para junto Dele novamente. Só assim não seremos mais castigados e sujos pelo pecado.

PÁGINA VERMELHA

Professor: Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, o Senhor Jesus Cristo, a este mundo. Jesus nasceu como um bebezinho, cresceu e tornou-se um homem. Jesus nunca fez nada errado, Ele sim é perfeito mas, certo dia, homens cruéis colocaram uma cora de espinhos em Sua cabeça e pregaram o Senhor Jesus numa cruz. Quando O pregaram na cruz, Seu sangue foi derramado por cada um de nós. Ele sofreu muito. Jesus morreu e foi sepultado mas, ao terceiro dia, a coisa mais maravilhosa aconteceu. Deus deu novamente vida a Ele e ressuscitou! O Senhor Jesus voltou a viver e por causa de seu amor nosso pecados podem ser perdoados. 

PÁGINA BRANCA


Professor: Deus quer perdoar nossos pecados hoje!!
Quando reconhecemos o amor de Jesus e tudo o que Ele fez por nós e nos arrependemos das coisas erradas que fizemos, Ele nos perdoa e nos torna puros de novo, limpinho e nosso coração fica branco como a neve... Nosso coração se enche de amor e ficamos livres de todo erro que antes havíamos cometido. Você precisa estar disposto a abandonar o seu pecado e crer que só o Senhor Jesus pode perdoá-lo. Ele vai pôr a Sua vida em você e Deus o tornará Seu filho. Quer recebê-lO agora?
Oração: Vamos abaixar a cabeça e vocês podem repetir isto ao Senhor Jesus: "Senhor Jesus, sei que fiz coisas erradas e isso é pecado e hoje quero te pedir perdão, pois estou arrependido. Creio que o Senhor morreu por mim e que me amas. Eu O reconheço então, neste momento, como meu único e suficiente Senhor e Salvador da minha vida. Amém."

PÁGINA DOURADA

Professor: Do que a cor dourada faz você se lembrar? (Deixar as crianças responderem) Estas coisas são mesmo valiosas e muito especiais. Mas, esta página dourada me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. O Céu é a casa de Deus. A Bíblia nos conta que, lá no Céu, as ruas são de ouro e cristal. Ali ninguém fica doente e ninguém morre e não há sofrimento e tristesa. Todas as pessoas no Céu serão felizes sempre. A coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, estão lá.
É isso mesmo. Deus criou eu e vocês e no ama muito. Isto significa que Deus nos ama tanto que um dia iremos morar com Deus lá no céu mas, para isso temos que fazer as coisa certas e não entristecer a Deus. Vai ser um lugar muito especial! O céu é perfeito como Deus.
Quando cremos no Senhor Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus. Isso não é maravilhoso?
O Senhor Jesus Cristo está sempre pronto a ajudá-lo e dar-lhe forças para fazer o que é certo. Se decidirmos andar sempre pelo caminho do bem, o caminho de Deus, um dia iremos conhecer esse lugar tão  especial


Fiel até à Morte

Depois da morte e ressurreição de Jesus, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, que passaram a evangelizar e falavam sobre tudo o que havia acontecido. Muitas pessoas começaram a reconhecer Jesus como Senhor e Salvador, e com isso a igreja foi crescendo mais e mais.
O trabalho dos discípulos também aumentou. Para ajudá-los com tantos serviços, eles resolveram fazer uma eleição e escolher sete ajudantes.
Os escolhidos não poderiam ser qualquer pessoa. Deveriam ser de confiança e inteligentes, se comportar muito bem e ser cheios do Espírito Santo. Eles seriam responsáveis por cuidar das viúvas, das necessidades do templo e dos discípulos. Assim, os discípulos poderiam continuar pregando a Palavra de Deus sem nenhuma preocupação.
Quando foram escolhidos os sete ajudantes, os discípulos oraram por eles e os abençoaram. Um destes escolhidos foi um homem chamado Estevão. Estevão era exatamente como os discípulos estavam procurando. Ele tinha muita fé e era muito usado por Deus.
Crianças, depois de ser escolhido e ter a oportunidade de ajudar os discípulos, Estevão passou por uma situação muito difícil, pois o mal não queria que ele servisse a Deus e usou algumas pessoas para tentar prejudicá-lo. Alguns religiosos começaram a discutir com Estevão. Sabe, turma? Aqueles homens queriam um motivo para acusar Estevão, mas como não tinham, pagaram algumas pessoas para mentir e falar mal de Estevão. As mentiras foram tantas, a ponto de Estevão ser levado para o tribunal e ser julgado. Mas ele se manteve fiel a Deus e não teve medo. Mesmo ali, continuou falando de Jesus com muita fé. Amiguinhos, os religiosos ficaram com muito ódio, muito ódio mesmo, e levaram Estevão para fora da cidade e começaram a jogar muitas pedras nele.
Estevão, naquele momento, não fez nada. Poderia ter reagido, porém, em vez disso, se ajoelhou e pediu a Deus que perdoasse a atitude daqueles homens e que recebesse suas almas no
Céu. Estevão mostrou que era um servo de Deus de verdade. Existem muitos servos de Deus que são como Estevão: cheios de fé, amam a Deus acima de tudo e, mesmo nos momentos difíceis não desistem e continuam fiéis.

·         Mostrar o Vídeo do Midinho – Estevão o Mártir - Seção Cineminha  
            www.youtube.com/watch?v=_SvBXvgtKiA


Atividade para fixação do conteúdo: Professor, faça dois grupos (ou mais se houver muitas crianças), encha balões e coloque dentro de cada balão, um papelzinho escrito JESUS (as crianças não devem saber o que está escrito dentro do balão). Amarre um balão no braço de cada criança, peça pra que elas pensem em alguém que amam muito e imaginem que esse alguém está dentro do balão. Então oriente as crianças sobre as regras do jogo – não podem esconder o balão, nada de empurrões e não devem correr, cada criança deve proteger o seu balão e deve tentar estourar o balão do outro coleguinha. 

Moral da dinâmica: O ganhador, ou seja, a criança que proteger seu balão até o final e permanecer com o balão sem estourar virá a frente e então o professor deve estourar o balão e revelar que o nome pelo qual a criança lutou até o fim era de JESUS. E que todos os dias devemos ser fieis a Jesus não importando as circunstâncias. Devemos ser fiel até nas horas difíceis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.