Plano de aula - Kids - Felipe e o Africano

Igreja Caminho Pleno –
Ministério Infantil –
O Desafio.
Turma:Crianças de 3 a 7 anos                                             Classe:Adão

          Profª: Daniela, Juliana e Marta                                                              Data:08/06/14     

Louvor: No Egito escravo fui        Cantor: Voices
Oração:                                                 Frequência: Realizado em sala de aula
Recados:
Fontes: Revista primaria, O começo da Igreja.  Editora cristã evangélica guia do professor http://www.youtube.com/watch?v=BUqpQVbEX9M. (Teatro de sombras)
Momento da oferta: Louvor da viuvinha, falar dos princípios da oferta
Anexos: Fotografias
Objetivo: Mostrar a criança o quanto é importante obedecer a ordem de Deus para evangelizar. Levando a palavra de Deus a todas as partes.
Conteúdo: Felipe e o Africano
Versículo Chave: “Abaixo do céu não existe nem um outro nome pelo qual importa que sejamos salvos”. Atos 4:12
Metodologia do versículo: Faremos um cartaz em forma de pergaminho com tamanho de 1 metro de largura com 30 cm de altura nele será escrito o versículo chave. As letras serão feitas do tamanho em que as crianças possam visualizar.
Procedimento Metodológico: Para contar a história será feito um teatro de sombras onde serão usados os seguintes materiais; Uma caixa de papelão média uma cartolina branca, palitos de churrascos, papel crepom, papel celofane e uma lanterna. Sendo assim desenhe numa cartolina dois rostos um para representar Felipe e o outro representar o etíope (um negro), desenhe uma carruagem e os palitos serão colados atrás das figuras.     
Introdução
Vimos na lição anterior como foi triste a morte de Estevão. Esse acontecimento provocou uma grande perseguição à igreja em Jerusalém. Quem comandava essa perseguição à igreja era Saulo, um líder da religião dos judeus, o mesmo que estava junto com o povo no apedrejamento de Estevão. Numa outra ocasião, vocês vão conhecer melhor esse Saulo.
Os crentes eram arrastados de suas casas e levados para a prisão. Por causa disso, tiveram que sair da cidade por onde passavam, pregavam o evangelho.
Isso nos mostra que apesar de todas as dificuldades eles continuavam obedientes ao Senhor. Felipe, um dos diáconos, foi para a região de Samara onde muitos aceitaram Jesus.

I-Felipe é enviado para o Deserto.
Felipe tinha muito á que fazer em Samaria. Precisava falar a toda cidade..Mas certo dia um anjo lhe apareceu e disse;” Dispõe-te e vai para o sul no caminho que desce de Jerusalém para Gaza, este se encontra deserto” (At 8;26). Já imaginaram que ordem difícil? Se havia tantas pessoas em Samaria que precisavam ouvir do Filho de Deus, então por que ir ao deserto, se não havia ninguém lá ¿, mesmo assim Felipe obedeceu o anjo e foi lá no deserto. Felipe terá uma grande surpresa. 

II- O oficial Etíope.
Ali, bem no deserto onde pensávamos que não havia ninguém passava um homem. Ele era um alto funcionário da rainha Candace, da Etiópia responsável por todo dinheiro daquele país. Você já ouviu falar nesse país? Ele ainda existe e fica no continente africano. Esse etíope havia ido a Jerusalém para adorar a Deus no templo, mas precisava ouvir do amor de Jesus. Agora estava voltando para seu país. Certamente aquele homem já conhecia sobre Deus. Mas conhecer só não bastava, ainda faltava o principal aceitar Jesus como Salvador. Viram que não foi por acaso que Deus mandou Felipe ao deserto?    

 III-Felipe Evangeliza o Etíope.
O etíope estava assentado dentro de sua linda carruagem lendo um livro da Bíblia. Quem pode me dizer que livro era esse? (Professor, deixe os alunos responderem)  Ah! Era o livro de Isaias, capitulo 53 versículos 7 e 8.  Vocês entenderam alguma coisa? Aquele homem lia, lia, mas não entendia nada. 
Enquanto Felipe estava andando na estrada o Espírito Santo lhe disse; “Chegue mais perto da carruagem “. Felipe mais uma vez obedeceu chegando perto viu o que o etíope estava lendo então perguntou: “Entendes o que lês?” O oficial respondeu que não compreendia de quem Isaías estava falando, Felipe entrou na carruagem e explicou que este cordeiro que fora levado ao matadouro era Jesus o Filho de Deus, explicou também que Jesus sofreu na cruz para perdoar os pecados e todos precisam aceitá-lo como Salvador quando aceitamos a Cristo recebemos o Espírito Santo que nos ajuda compreender a palavra de Deus. Ah era isso que estava faltando para etíope. Só saber algo a respeito de Deus não adianta, é preciso ter o Filho de Deus no coração para ter uma vida diferente .Depois que o etíope ouviu a mensagem creu em Jesus e logo já quis ser batizado .Na estrada havia um riozinho eles pararam e ali mesmo Felipe batizou aquele homem ,depois disso o Espírito Santo enviou Felipe para outro lugar .Por causa da obediência de Felipe o evangelho foi levado para África, através daquele homem, assim foi aumentando cada vez mais o número de crentes.

Aplicação.
Talvez, um dia você será enviado como missionário para um lugar bem distante. Mas enquanto esse dia não chega você precisa obedecer a ordem de Jesus. Quem sabe há um coleguinha difícil na escola que você acha que nunca vai entender as coisas de Deus, você precisa falar de Jesus para ele! Veja que Felipe obedeceu ao chamado e foi mesmo sendo para um lugar difícil, agora chegou a sua vez!       

Avaliação: Será impresso o desenho de Felipe e o Africano para as crianças colorirem.
Tema: Compartilhar com os pais e irmãos sobre o que aprenderam da aula dada. E decorar o versículo chave será entregue a cada criança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula - Crianças - A travessia do Mar vermelho.

Plano de Aula - Jesus está voltando.

Plano de aula - Quem é Deus? Crianças.